Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 24 de maio de 2022

Nações Unidas – Realça impacto da Agência de Saúde Global, Unitaid, envolvendo Brasil e Portugal

Pelo menos 100 milhões de pessoas já beneficiaram de investimentos para combater a tuberculose, HIV, malária e Covid-19, investimentos em tecnologia podem levar a economias até US$ 5 mil milhões ainda nesta década. A parceria internacional integra o Acelerador de Acesso a Ferramentas contra a Covid-19


Os 15 anos da Agência de Saúde Global, Unitaid, reuniram personalidades como o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o ex-presidente americano, Bill Clinton. O evento foi realizado em Genebra na Conferência Mundial da Saúde.

A iniciativa foi apresentada em 2006 pelo grupo formado por Brasil, Chile, França, Noruega e Reino Unido. Aos principais doadores, juntaram-se Portugal, Canadá, Alemanha e Itália.

Tratamentos

O diretor de relações exteriores da Unitaid, o brasileiro Maurício Cysne, citou dezenas de projetos implementados que já beneficiaram milhões de pessoas pelo mundo. Ele falou à ONU News sobre a comemoração.




“Nos últimos 15 anos, a Unitaid promoveu o acesso a mais de 150 tecnologias de saúde favorecendo o atendimento a mais de 100 milhões de pessoas através do mundo. Alguns exemplos dessas inovações incluem os tratamentos de HIV mais utilizados no mundo inteiro e os primeiros medicamentos para tratamento de crianças com HIV e tuberculose. Incluem ainda há soluções de rastreio e tratamento para o cancro do colo do útero e todas as ferramentas atualmente utilizadas na prevenção da malária.”

Em meio à crise da Covid-19, uma das apostas da Unitaid é aprender do passado para evitar desigualdades na resposta a pandemias futuras.

Cysne mencionou como o desempenho atual é orientado a obter retornos aplicando uma fração dos investimentos.

“A Unitaid financia este pacto identificando produtos de saúde inovadores e eliminando as barreiras que limitam o seu uso em larga escala. A Unitaid também assumiu um papel fundamental na resposta à Covid-19, liderando os espaços globais para tratamentos e diagnósticos. Essas inovações em saúde, representando menos de 1% de investimento global para a Tuberculose, HIV e malária, fazem com que a Unitaid economize mais de US$ 5 mil milhões até 2030.”

Já a mensagem do secretário-geral destaca as conquistas alcançadas pelas parcerias fechadas pela Unitaid na saúde global na resposta a diferentes desafios.

António Guterres disse que foi essencial quebrar barreiras em países de baixa e médio rendimento, enquanto ampliam-se serviços e produtos para garantir saúde para todos e cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Entre os benefícios listados estão o acesso de pacientes africanos a melhores tratamentos de HIV e novas fórmulas de alta qualidade para tratar tuberculose com maior facilidade para administrar.

Ameaças

De acordo com o chefe da ONU, o combate à malária ganhou com a distribuição sazonal de medicamentos em larga escala. O resultado foi uma queda drástica de mortes infantis, sem aumento de custos.

Diante da Covid-19, Guterres disse que e é preciso um acesso equitativo a produtos e respostas de saúde “globais fortes e coordenadas”.

Ressaltou que a poupança de tempo quando se trata de prevenir, diagnosticar e tratar doenças ajuda a fortalecer a capacidade coletiva de responder às ameaças à saúde. 

A Unitaid faz parte do Acelerador de Acesso a Ferramentas contra a Covid-19. ONU News – Nações Unidas


Sem comentários:

Enviar um comentário