Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Macau - Fórum Macau promove estágios

Em conjunto com o Instituto Politécnico de Macau (IPM), o Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do Fórum de Macau (GASPF) está a promover programas de estágio para formação de quadros. De acordo com a nota de imprensa, o GASPF assinou, no ano passado, um Acordo de Cooperação e Intercâmbio com o IPM, com vista a oferecer estágios, de forma periódica e sistemática, aos estudantes do Curso de Tradução e Interpretação Chinês-Português e de Administração Pública.

Em Fevereiro e Março deste ano, três estudantes do Curso de Administração Pública do IPM, oriundos de países lusófonos, participaram num estágio de total de 70 horas no Gabinete de Apoio, onde conheceram a estrutura administrativa e procedimento de funcionamento do Gabinete, bem como os trabalhos de administração e financeiro, das relações-públicas nas actividades, e de informação e tradução. “Através deste estágio, os estudantes conseguiram tirar proveito para exercer funções profissionais na área de gestão administrativa no futuro”, garante o GASPF.

Entre Maio e Julho, no total, oito estudantes do curso de Mestrado em Tradução e Interpretação Chinês-Português do IPM participaram nos estágios com a duração total de 225 e 180 horas no Gabinete de Apoio. Através de intercâmbio com os delegados dos países de Língua Portuguesa, palestras temáticas sobre tradução, participação nas exposições e workshops da 13ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, bem como o acompanhamento dos embaixadores lusófonos na China, “os estudantes têm enriquecido o seu conhecimento e experiência prática em tradução e interpretação”.

O Gabinete de Apoio garante que irá continuar a cooperação com as instituições do ensino superior como o IPM, entre outras, disponibilizando mais oportunidades de estágio aos estudantes do Interior da China, de Macau e dos países lusófonos, por forma a contribuir para a construção da Base de Formação dos Quadros Qualificados Bilingues de Chinês e Português. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

 

Sem comentários:

Enviar um comentário