Equipa de estudantes de Engenharia vai participar em provas internacionais já no final de julho, com um protótipo de motorização 100% elétrica
Um
palco, um carro. Hoje, dia 11 de julho, ao cair do pano, será desvendado o novo
protótipo de carro elétrico de corrida totalmente construído por estudantes da
Formula Student (FS) FEUP.
O
“Rollout 2023”, assim se designa a sessão de apresentação do novo protótipo,
vai juntar cerca de 300 pessoas na Faculdade de Engenharia da Universidade do
Porto (FEUP) e deverá contar com uma forte adesão por parte dos 50
patrocinadores do projeto, que assim vão ter a oportunidade de conhecer, em
primeira mão, o carro de competição que fará a sua estreia absoluta na mítica
pista de Silverstone, no Reino Unido, no final de julho.
A
equipa, atualmente composta apenas por estudantes da FEUP, não poderia estar
mais orgulhosa: “O protótipo representa a conclusão de todos os processos de
manufatura e assemblagem dos vários subsistemas, resultado de um longo trabalho
realizado pelos nossos estudantes nestes últimos dois anos”, revela Tiago
Teixeira, finalista do Mestrado em Engenharia Mecânica e responsável de
marketing do projeto.
O
entusiasmo é grande dentro da equipa, com a promessa de um Verão diferente e
que não será de férias para os cerca de 20 estudantes que rumam à Formula
Student UK para integrar a prova “Electric Vehicle Category”.
Ainda
em Silverstone, a equipa da FEUP vai participar pela primeira vez na categoria
“Dynamic Driving Task”, que avalia e testa o software desenvolvido pelos
estudantes num veículo conduzido de forma autónoma.
“A
partir de um chassis, grupo motor e acessórios básicos de funcionamento,
fornecidos pela organização da prova, este carro vai ser instrumentado pela
equipa AI com um sistema programado para navegar autonomamente, realizando um
conjunto de provas dinâmicas adaptadas a esta tecnologia”, revela Luís Galamba
Carvalho, professor no Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e Faculty
Advisor da FS FEUP.
Dois anos de trabalho árduo
A
verdade é que desde muito cedo se percebeu que este era um projeto promissor. O
esforço e dedicação dos estudantes foi premiado em 2022, altura em que
participaram pela primeira vez numa prova internacional. O desenvolvimento do
conceito e design do veículo estava validado com o primeiro lugar na classe de
conceito na FS UK 2022, e um 2ª lugar, semanas depois, na Formula SAE Italy
2022.
Os
lugares de pódio deram um impulso importante à equipa que a partir daí não mais
parou, tendo passado à construção do seu primeiro protótipo, desenhado para uma
ótima relação performance-custo. Com um chassis tubular, sem estruturas
aerodinâmicas avançadas, totaliza 270 kg de peso, que se movem graças ao motor
que pode atingir 80kW de potência, alimentado pelo acumulador elétrico de 8kWh,
cujas células foram fornecidas pela Tesla como parte do seu patrocínio.
“Fiel
ao seu projeto, o carro é o reflexo da aprendizagem e domínio de cada um dos
seus membros. Atinge claramente os objetivos estabelecidos, coloca-se
confortavelmente no patamar de performance pretendido e nele está depositada a
serena confiança dos seus criadores. A equipa, com uma dedicação à prova de
bala, merece reconhecimento pelo excelente trabalho!”, felicita Luís Galamba
Carvalho.
Depois
de Silverstone, a “tour” pelas provas internacionais continua com a 1.ª edição
internacional da Formula Student Portugal, a decorrer em agosto no Circuito de
Castelo Branco. A época termina na Formula Student Germany, a mais importante
competição da área, onde apenas 40 equipas a nível mundial têm oportunidade de
participar.
O
“Rollout 2023” vai ter lugar no Auditório José Marques dos Santos, a partir das
17h00. Universidade do Porto - Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário