Parte
da história da pioneira São Paulo Railway (SPR), a primeira ferrovia paulista,
e da Estação do Valongo pôde ser conferida na programação especial promovida
neste sábado e domingo (15 e 16), em comemoração aos seus 153 anos. A estação,
sede da Secretaria de Turismo de Santos (Setur) desde 2004 e do Estação Bistrô
Restaurante-Escola, foi inaugurada em 16 de fevereiro de 1867, com a chegada do
primeiro trem a vapor da linha que ligava a capital ao litoral.
A
programação foi realizada na Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis (Largo
Marquês de Monte Alegre, ao lado da estação) e envolveu visita monitorada aos
carros históricos ferroviários, exposição de 58 imagens do final do século 19 e
início do 20, e ainda mostra de peças originais de comunicação da SPR, a
exemplo de telégrafo, placa de ‘apite’, bandeiras de sinalização e sinaleiros
luminosos. Para completar, o público pôde apreciar uma maquete modular de
ferreomodelismo.
A
programação foi desenvolvida pela Setur, em parceria com a recém-fundada
Associação Brasileira de Preservação da Memória dos Transportes (MemoTransp) e
a CET, e conta ainda com apoio da Secretaria de Cultura, Associação Brasileira
de Preservação Ferroviária (ABPF – Regional São Paulo) e Ferreoclube do ABC
(FcABC).
As
visitas aos carros históricos ferroviários, monitoradas por guias de turismo da
Setur, foram realizadas por grupos de até 30 pessoas.
Os
carros foram doados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(Dnit) e, desde dezembro de 2018, encontram-se na garagem dos bondes, instalada
no Armazém 12-A, o último armazém de ferro do porto, que antes funcionava na
margem direita do cais.
O
carro Presidencial, de 1909, é o mais luxuoso. Com 16 poltronas estofadas e
banheiro, era utilizado para viagens inaugurais e com autoridades – ele transportou
ex-mandatários do país como Getúlio Vargas, Afonso Pena e Washington Luís.
Utilizado
em viagens de inspeção por técnicos e engenheiros ferroviários, o carro
Administrativo, de 1913, possui uma cauda panorâmica de vidro e capacidade para
23 pessoas. Já o carro Buffet Pullman (1922) foi usado pela São Paulo Railway
até 1947, inclusive nas viagens regulares entre Santos e a capital. Com
capacidade para 14 pessoas, tem cozinha com bar e banheiro. In “Mundo
Lusíada” - Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário