DÍLI – A Faculdade de Educação, Artes e Humanidades (FEAH) da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) enviou dois docentes do Departamento de Desporto para Portugal a fim de prosseguirem os seus estudos no curso de mestrado em Desporto.
“Estes dois docentes (o chefe de departamento e seu vice) foram agora enviados para Portugal para prosseguirem os seus estudos superiores. Saíram de Timor, tendo concluído a respetiva licenciatura. Agora vão frequentar o curso de mestrado”, disse a Decana da FEAH, Ana Cristina de Jesus Silveira Martins, numa entrevista dada à Agência Tatoli, nesta segunda-feira, no Liceu, em Caicoli.
A decana referiu ainda que a saída quer do diretor quer do seu vice da UNTL para prosseguirem os seus estudos superiores não vai condicionar o normal funcionamento do Departamento de Desporto da faculdade. Segundo Ana Martins, a saída dos dois professores será colmatada com a vinda de dois docentes cooperantes de nacionalidade portuguesa e especialistas na área do Desporto.
A decana afirmou também que a faculdade já dispõe de um plano que consiste no envio de mais dez docentes do Departamento de Desporto para o estrangeiro, com o objetivo de prosseguirem também os seus estudos superiores. Este programa, de acordo com Ana Martins, está sob a alçada do Secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD).
A decana da FEAH afirmou ainda que o programa em causa será alvo de análise, pois sublinha a dificuldade em conseguir enviar dez pessoas para Portugal. Sugere, deste modo, que os dez eleitos sejam enviados, numa primeira fase, para a Indonésia com vista a frequentarem a licenciatura e, numa segunda fase, poderem frequentar um curso intensivo de língua portuguesa em Timor-Leste. Só então, prosseguiriam os seus estudos superiores em Portugal.
Ana Martins acrescentou que a FEAH pretende fazer chegar a questão ao Pró-Reitor dos Assuntos de Cooperação para, então, ser analisada com detalhe de modo a serem tomadas medidas concretas.
Melhoria do currículo
A Decana Ana Cristina de Jesus Silveira Martins disse pretender abordar a questão da revisão do currículo junto do Pró-Reitor dos Assuntos de Cooperação, uma vez que o Departamento de Desporto viu ser chumbada a sua acreditação pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação Académica (ANAAA) motivada pelo facto de pertencer apenas ao grau de bacharelato.
“Já envidei todos os esforços para salvaguardar o departamento pelo facto de não possuir ainda a acreditação por parte da ANAA. Tentarei, por isso, discutir com o PróReitor este assunto” disse.
A decana referiu ainda que fará o que estiver ao seu alcance para que o atual currículo do Departamento de Desporto possa adquirir o grau de licenciatura e, deste modo, obter a respetiva acreditação.
Segundo Ana Martins, embora o departamento não possua acreditação, as atividades letivas decorrem sem sobressaltos.
A decana acrescentou que o objetivo é não apenas melhorar o nível académico dos docentes como retomar a cooperação com a SEJD.
O Departamento de Desporto da UNTL mantém as suas atividades letivas levadas a cabo por seis professores timorenses e dois professores portugueses. Tomé Amado – Timor-Leste in “Tatoli”
Sem comentários:
Enviar um comentário