Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Macau - Hospitais têm 24 médicos vindos de Portugal

Os hospitais de Macau têm actualmente 24 médicos provenientes de Portugal, revelou ontem o Chefe do Executivo, que sublinhou a importância da cooperação com os países lusófonos.


Numa sessão do plenário da Assembleia Legislativa (AL), Ho Iat Seng disse que as autoridades de Macau têm mantido “contactos estreitos e intensos” com os países de língua portuguesa, especialmente com Portugal” em sectores como o financeiro, o turismo e a saúde.

Recorde-se que Elsie Ao Ieong, secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, esteve no final de Maio em Portugal para tentar recrutar médicos portugueses. Em Dezembro, os Serviços de Saúde disseram à Lusa que iriam propor a contratação de dois dos 12 médicos portugueses que se candidataram. Segundo as autoridades, alguns desistiram do processo porque, como tinham estatuto de residente em Macau, seriam obrigados a realizar internato e exames.

As declarações de Ho Iat Seng surgiram em resposta a uma questão do deputado Eddie Wu sobre a sexta conferência ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa. A conferência de três dias vai decorrer entre 21 e 23 de Abril e incluir a assinatura do novo plano de acção do organismo até 2027. Ho Iat Seng disse ontem no hemiciclo que está confiante que o documento vai “oferecer mais oportunidades de cooperação bilateral e também multilateral”.


Inicialmente prevista para 2019, a sexta conferência ministerial foi adiada para Junho de 2020, devido às eleições para a Assembleia Legislativa de Macau, mas com a pandemia da Covid-19 acabou por não se realizar.

Ho Iat Seng adiantou também ontem que a farmacêutica portuguesa Hovione, que se estabeleceu no território em 1986, pretende expandir-se para a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. In “Ponto Final” - Macau





Sem comentários:

Enviar um comentário