Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 7 de abril de 2024

Galiza - De Ninghures e Os Quatro e Meia vencem os prémios aRi[t]mar de melhores músicas do ano na Região e em Portugal

Esta edição atingiu um novo recorde de participação na competição


O público do aRi[t]mar concordou que Morena, de De Ninghures, foi a Melhor Música do ano 2023 na Galiza. No dia 27 de março foi encerrado o processo de votação, através do qual o público da gala aRi[t]mar escolheu quais foram as melhores músicas do ano de 2023 na Galiza e em Portugal.

Nesta nona edição, a competição voltou a bater a sua própria marca de participação com um total de 9850 votos, um número que representa um aumento de mais de 40% face à edição anterior.

Morena, lançado em outubro de 2023, além de ser um dos mais eloquentes da banda, é um bom exemplo das confluências que ocorrem neste grupo. Neste caso, os de tradição galega e os da electronic dance music. Noutras obras, este grupo formado, entre outros, por músicos de Bergantinhos, Compostela e da Fonsagrada, apresenta também influências de outras tradições musicais ibéricas, bem como de sonoridades magrebinas ou latino-americanas.




Na Escola’, de Os Quatro e Meia, Melhor Música do Ano 2023 em Portugal

No caso do território português, a música eleita como Melhor Música do ano de 2023 em Portugal é Na Escola, da banda de Coimbra Os Quatro e Meia. Grupo formado por seis músicos que teve origem num encontro universitário em 2013. Praticam uma música que pode ser definida como pop-rock, com tendência para canções lentas e emocionais, elevada presença do piano e outros elementos como o seções de cordas.

Os e as artistas que subiram ao pódio graças aos votos do público foram, na Galiza, o duo Caamaño&Ameixeiras com a canção Ai de Min e Mondra com o seu Ardén. Em Portugal, o segundo e terceiro lugares foram Miguel Araújo com o tema Sagitário e Carolina Deslandes com a Saia da Carolina. Juventude e um elevado grau de aceitação por parte da mocidade são duas realidades partilhadas por De Ninghures, Caamaño&Ameixeiras e Mondra, as três iniciativas que nesta nona edição do aRi[t]mar se colocam no topo da Melhor Música de 2023 na Galiza. O sector sonoro galego continua a renovar o seu ecossistema, continua a exibir uma tradição musical cada vez maior e mais rica em nuances, onde a conservação, a fusão e a inovação coexistem da forma mais harmoniosa e natural. In “Portal Galego da Língua” - Galiza

Sem comentários:

Enviar um comentário