Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Angola - Morreu Rui Mingas, o músico da resistência que também foi ministro e embaixador

Rui Alberto Vieira Dias Mingas, músico e compositor, morreu, esta quinta-feira, em Lisboa. O autor da música do hino nacional foi também ministro do Desporto e embaixador de Angola em Portugal


Proveniente de uma família de músicos, foi influenciado pelo seu tio Liceu Vieira Dias. Rui Mingas foi um dos autores da conhecida canção "Meninos do Huambo", em parceria com o escritor Manuel Rui.

A notícia da morte de Rui Mingas começou por circular nas redes sociais e depois foi confirmada pelo Jornal de Angola junto da família do cantor.

Músico angolano de renome internacional, é autor de temas como "Cantiga por Luciana", "Poema da farra", "Makezu", "Muadiakimi", "Birin birin", "Monagambé" e "Adeus à hora da partida". Foi distinguido com a outorga de "Personalidade Lusófona de 2016", do Movimento Internacional Lusófono (MIL), em Lisboa, mas já antes, em 2010,recebeu o Prémio de Arte, Cultura e Letras pela Academia Francesa de Educação.

Nascido a 12 de Maio de 1939, Rui Mingas foi também praticante de atletismo, em salto em altura e 110m barreiras, no Sport Lisboa e Benfica, Portugal.

É pai da cantora Katila Mingas, de Ângela Cristina Branco Lima Rodrigues Mingas, da modelo Nayma e de Carlos Filipe Branco Lima Rodrigues Mingas. In “Novo Jornal” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário