Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 7 de janeiro de 2024

Macau e países de língua portuguesa lamentam a morte do empresário Wu Zhiwei

A morte prematura do conceituado empresário e filantropo de Macau, Wu Zhiwei, está a ser lamentada na região e em todos os países de língua portuguesa, de cujas relações com a China era um entusiasta.


Nelma Fernandes, Presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) manifestou pesar pela morte, no dia 2 de Janeiro, de Wu, até agora dirigente da CE-CPLP na China, radicado em Macau.

Em comunicado, Fernandes sublinhou o papel de Wu no apoio à abertura da primeira delegação da CE-CPLP na China através de Macau e na criação de condições de acesso ao mercado chinês.

“Personalidade de destaque no mundo empresarial de Macau, [Wu] foi Presidente do Grupo Quinta da Marmeleira, notável joalheiro através de Tin Min Jade, filantropo que promoveu a cultura em Portugal, Macau e China”, acrescentou a CE-CPLP. Wu foi também benfeitor das escolas secundárias Fomento e Mira Rio e de diversas instituições em Portugal.

Foi membro do Conselho Eleitoral do Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau e membro do Conselho Consultivo do Povo Chinês para a Província de Anhui.

Wu também foi vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Chinesa (CCILC), que reagiu quinta-feira “com admiração e grande pesar” à sua morte. Outros cargos ocupados por Wu foram Vice-Presidente da PORCHAM – Câmara de Comércio Portuguesa na China e membro da Associação Comercial de Macau.

Durante o período pandémico, Wu Zhiwei foi o primeiro empresário português a fornecer equipamentos de proteção a todas as missões diplomáticas portuguesas na China.

“Um homem de alto valor, preocupado com o bem-estar das pessoas e sempre comprometido com as causas que abraçou. Uma perda inestimável”, acrescentou o presidente da Confederação Empresarial da CPLP.

“Continuamos certos de que a sua missão e legado continuarão a desempenhar um papel importante na construção da nossa Comunidade. A sua família, a CPLP e o mundo perderam um homem exemplar”, refere o comunicado.

Em Novembro de 2023, foi galardoado na VIII Gala da CCILC com o Prémio de Mérito Empresarial “One Belt, One Road”. In “China-Lusophone Brief” - Macau



Sem comentários:

Enviar um comentário