Um comboio de carga, com 960 toneladas de minério bruto de cobre, chegou na manhã de domingo à cidade portuária do Lobito (Benguela), proveniente da região de Kolwezi, República Democrática do Congo (RDC)
Trata-se
do primeiro carregamento do minério desde a assinatura do contrato de
transferência da concessão dos serviços ferroviários e da logística de suporte
do Corredor do Lobito entre o Governo de Angola e os representantes do
consórcio Lobito Atlantic Railway, no dia 4 de Julho de 2023.
O
comboio, de dezassete veículos (incluindo uma locomotiva GE, modelo C30ACi) e
16 vagões do tipo LC, partiu da estação do Luau, na província de Moxico, na
sexta-feira, às 16h30, e percorreu 1289 quilómetros em 38 horas, até chegar ao
Porto Comercial do Lobito.
De
acordo com o director Comercial da Lobito Atlantic Railways (LAR), Artur Silva,
trata-se do primeiro comboio, por sinal, de cariz experimental, de outros
tantos esperados a partir de Janeiro de 2024, visando escoar por via do
Corredor do Lobito dez mil toneladas de minérios provenientes da região de
Katanga, na República Democrática do Congo.
"Este
primeiro carregamento, a título experimental, está destinado aos mercados
internacionais, concretamente aos continentes europeu e asiático. Temos a
intenção, a partir de Janeiro, aumentarmos a capacidade para transportar 10 mil
toneladas, e durante o ano mais de 200 mil de mercadorias”, explicou.
Artur
Silva não precisou, porém, o tempo de permanência da mercadoria no Porto do
Lobito, nem o seu destino exacto, mas garantiu "o asseguramento no local”.
"Haverá um momento de ensacamento, de colocar no contentor para, de
seguida, ser exportado para os mercados destinados. Por isso, o seu
acondicionamento, no local, está acautelado”, acrescentou.
Por
seu turno, o director Comercial da empresa dos Caminhos-de-Ferro de Benguela
(CFB), Fausto Carvalho, disse que este carregamento "é visto como de
extrema importância, no âmbito do processo de diversificação da economia do
país”, explicando mais adiante que "apesar de não se tratar do primeiro
carregamento pelo Corredor do Lobito, o evento que acabamos de testemunhar abre
um novo ciclo para a economia nacional, envolvendo entidades nacionais, o
Estado, e multinacionais, o consórcio LAR”.
Lembrar
que, depois da reabertura do Corredor do Lobito, o primeiro carregamento de
minério bruto de cobre aconteceu a 5 de Março de 2018, proveniente das minas de
Tenken (RDC), num acto testemunhado por altas figuras do Governo, da classe
empresarial e população da cidade do Lobito.
Em
Setembro de 2018, Julien Rolland, membro do comité de gestão da Trafigura, uma
empresa holandesa que faz parte da concessionária, disse que a reabertura da
rota comercial, suspensa há mais de 40 anos, entre Lobito (Angola) e Kolwezi,
na República Democrática do Congo (RDC) ,”tem potencial para marcar o início de
um novo capítulo”. O cobre congolês costuma ser exportado através dos portos da
Beira, em Moçambique; Dar Es Salam, na Tanzânia, ou Durban, na África do Sul. Sampaio
Júnior e Júlio Gaiano – Angola in “Jornal de Angola”
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