Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 25 de abril de 2020

Portugal - Original de ‘Cantares de José Afonso’ de 1964 está pela primeira vez online



O disco ‘Cantares de José Afonso’, de 1964, que inclui a canção ‘Oh Vila de Olhão’, está disponível nas plataformas digitais, anunciou a discográfica Valentim de Carvalho.

“Agora que se comemora o 25 de Abril e todas as mudanças benéficas que trouxe ao nosso país, a Valentim de Carvalho lança pela primeira vez no mundo digital o EP ‘Cantares de José Afonso’ de José Afonso”, indica a editora.

Editado em vinil em 1964, ‘Cantares de José Afonso’ inclui quatro temas originais, com destaque para ‘Ó vila de Olhão’, uma faixa censurada na altura e composta nos começos da década de 1960, quando José Afonso (1929-1987) era professor do ensino secundário, em Faro.

Por esse motivo, a primeira edição foi retirada do mercado. A segunda edição, já em 1969, tinha apenas o instrumental da música. Em 1974 foi lançado o single ‘Ó vila de Olhão’ já com letra e capa composta por uma pintura de Maluda, intitulada ’Olhão’.

“José Afonso é reconhecido como um dos mais importantes nomes da cultura nacional. Cantautor, artista e político de corpo inteiro, foi fundamental na inspiração e empoderamento de um país em luta contra o fascismo, pela liberdade, equidade, fraternidade”, recorda a Valentim de Carvalho.

O disco ‘Cantares de José Afonso’ inclui ainda as canções ‘Coro dos Caídos’, ‘Maria’ e ‘Canção do Mar’, todas com letra e música de José Afonso.

A editora lembra que José Afonso revolucionou “a canção de Coimbra, o canto de intervenção e a música popular, experimentou e lançou pistas para a descoberta das ligações entre África e a Beira Baixa, por exemplo”. In “Mundo Português” - Portugal



Sem comentários:

Enviar um comentário