Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Portugal - Startup da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto angaria mais de 10 milhões para produzir barcos elétricos

A MobyFly está a desenvolver embarcações capazes de transportar centenas de passageiros, utilizando 80% menos energia que um barco a diesel


A MobyFly, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, angariou 10,8 milhões de euros (10,1 milhões de francos suíços), numa ronda de financiamento Série A, para acelerar a comercialização de barcos elétricos.

Fundada em 2020, na Suíça, por Sue Putallaz, Anders Bringdal e pelo português Ricardo Bencatel, antigo estudante da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), a MobyFly está a desenvolver embarcações elétricas de alta performance com uma tecnologia baseada em hidrofoils – estruturas em formato de asa, capazes de levantar um barco acima da água –, que conseguem transportar centenas de passageiros a velocidades superiores a 70 km/h. Estes barcos consomem até 80% menos energia do que as embarcações a diesel e permitem reduzir em cerca de 60% os custos operacionais, enquanto eliminam ondas, ruído e emissões poluentes.

Para Ricardo Bencatel, Chief Technology Officer (CTO) da spin-off U.Porto, o mais recente financiamento representa um marco decisivo: “Este investimento permitirá à MobyFly escalar as suas operações, expandir as capacidades de engenharia e I&D, acelerar a comercialização da sua tecnologia de hidrofoils com emissões zero e reforçar o compromisso com um transporte marítimo sustentável e rentável”, diz o alumnus da FEUP.

Os planos imediatos para o montante arrecadado passam por “industrializar e certificar a tecnologia, continuar a evoluir os sistemas de hidrofoil e impulsionar a entrada da empresa em novos mercados internacionais”, explica Bencatel.

A MobyFly traçou metas ambiciosas para os próximos dois anos: ainda em 2025, a empresa pretende lançar a produção da pré-série do modelo MBFY-S, capaz de transportar até 20 passageiros. Já em 2026, esperam concretizar o seu maior objetivo: “lançar o primeiro modelo de produção no verão e vender várias unidades destinadas ao transporte de passageiros até ao final do ano”, revela o cofundador português.

O investimento agora anunciado foi liderado pelo fundo Fonds Révolution Environnementale et Solidaire, financiado pelo dividendo social do Crédit Mutuel Alliance Fédérale e gerido pela Crédit Mutuel Impact, contando ainda com a participação de investidores privados e parceiros institucionais. Universidade do Porto - Portugal




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