Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

China - Porto de Ningbo abre rota pelo Ártico que liga China à Europa em 18 dias

O porto chinês de Ningbo-Zhoushan inaugurou esta semana uma rota pelo Ártico que encurta para 18 dias a ligação à Europa, menos de metade do tempo pelo canal do Suez, apesar de custos mais elevados por contentor.


O porta-contentores “Istanbul Bridge”, da transportadora “SeaLegend”, concluiu na segunda-feira o carregamento em Ningbo-Zhoushan e partiu rumo a Felixstowe, principal porto do Reino Unido, onde deverá atracar a 10 de Outubro, noticiou o jornal oficial “Global Times”.

A nova rota encurta em 22 dias a viagem face ao canal do Suez e em 32 dias em comparação com a passagem pelo Cabo da Boa Esperança. É ainda uma semana mais rápida do que os 25 dias que o transporte ferroviário China-Europa demora a completar o trajecto, segundo a agência Xinhua.

Após Felixstowe, o “Istanbul Bridge” fará escalas em Roterdão (Países Baixos), Hamburgo (Alemanha) e, finalmente, em Gdansk (Polónia), a 16 de Outubro. O “South China Morning Post” (SCMP) sublinhou, no entanto, que o navio é de menor porte do que os que transitam habitualmente pelo canal do Suez e que, embora a rota pelo Ártico seja mais curta, o custo por contentor é mais elevado.

De acordo com a “SeaLegend”, as tarifas nesta via situam-se actualmente entre as do transporte ferroviário e as das rotas marítimas tradicionais, sendo por isso usada sobretudo para carga urgente, como encomendas de comércio electrónico ou produtos de alto valor, incluindo baterias e unidades de armazenamento de energia.

A China já tinha testado a chamada Rota Marítima do Norte em 2023, quando a companhia “Newnew Shipping” lançou uma linha a partir do porto de Lianyungang, na província de Jiangsu. A presidente da empresa, Fan Yuxin, destacou na altura que a ligação permite acesso a recursos energéticos sob controlo da Rússia, onde se estima estarem cerca de 30% das reservas por explorar de gás natural e 13% de petróleo.

A “Newnew” manifestou em Julho interesse no plano de Moscovo para construir uma secção em águas profundas no porto de Arkhangelsk, perspectivando investir 2,4 mil milhões de dólares em troca de uma participação de 30%, acrescentou o SCMP. Actualmente, a rota pelo Ártico é apenas navegável no Verão, mas o derretimento do gelo marinho poderá alargar o período de operação, criando novas oportunidades económicas e geopolíticas para a Rússia, mas também riscos para a biodiversidade da região, alertam organizações ambientais. In “Jornal Tribuna de Macau” – China com “Lusa”


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