A MICAM, considerada a maior feira mundial dedicada ao calçado, celebra este ano um marco histórico: a 100.ª edição. De 7 a 9 de setembro, Milão será palco de um certame que junta 870 marcas expositoras – 401 italianas e 469 internacionais – e espera acolher mais de 30 mil compradores de 150 países
Este
evento, que se tornou sinónimo de prestígio e tendências no setor, volta a
contar com uma forte presença portuguesa. Ao todo, 39 marcas portuguesas vão
expor na feira, confirmando o posicionamento de Portugal como um dos principais
‘players’ da indústria mundial.
As
empresas portuguesas apresentam-se com as suas novas coleções Primavera-Verão
2026, apostando em propostas que conciliam design, conforto, sustentabilidade e
qualidade, valores que têm sustentado a imagem internacional do setor.
A
participação portuguesa em Milão não se limita à MICAM. Ao longo de setembro,
mais de 80 empresas nacionais vão marcar presença em vários certames
internacionais na capital da moda. Além da MICAM, onde estará representado o
calçado, Portugal participa também no MIPEL (marroquinaria), na Lineapelle
(componentes e peles) e na SIMAC (tecnologia para calçado e couro), num esforço
conjunto que reforça a transversalidade e solidez do cluster português da
fileira.
De
acordo com Luís Onofre, presidente da APICCAPS, a presença nestes eventos é
vital: “O cluster português do calçado e marroquinaria exporta mais de 90% da
sua produção, por isso a presença em eventos internacionais é particularmente
importante. Em 2025, depois de dois anos de contenção, é o momento de
consolidar a posição de Portugal nos mercados internacionais.”
O
dirigente sublinha ainda que “o primeiro semestre correu bem, e estamos a fazer
tudo o que podemos para manter esta trajetória até ao final do ano”, realçando
a importância estratégica da participação portuguesa em Milão. In “Bom dia
Europa” - Luxemburgo
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