Não
é novidade, é uma tendência englobando toda imprensa escrita, mas a notícia tem
espaço garantido nos jornais suíços, porque se trata de uma primeira transição
importante do papel ao online no mundo do jornalismo suíço.
Assim,
o jornal Le Temps, editado em Genebra,
dá grande destaque na página de Economia e Finanças à decisão da empresa
proprietária do jornal "20 Minutes" de renunciar à sua
edição diária em papel, mantendo a partir de setembro só a edição online.
Embora
se trate de um jornal de grandes tiragens e trilíngues, tem a particularidade
de ser gratuito e ter o formato de um tabloide, colocado à disposição do
público nas galerias, supermercados e nos pontos centrais de transporte
coletivo. Pode também ser lido gratuitamente no celular ou no computador.
A
quase totalidade dos jornais já podem ser lidos também online, com a
vantagem de alguns permitirem aos seus assinantes o acesso à atualização dos
textos já publicados e o acesso aos noticiários preparados para a próxima
publicação em papel, porém já se constatou por pesquisas juntos aos leitores
haver um grande número de analfabetos numéricos.
Cerca
de 25% das pessoas confessam ter dificuldade para acessar no celular ou no
computador os noticiários do dia. Esse percentual é bem maior, por volta de 45%
ou quase o dobro, entre as pessoas com mais de 75 anos, acostumadas ao contato
do papel e incapazes ou simplesmente desinteressadas em procurar numa tela online
as informações diárias. Nisso a Suíça está em atraso com relação aos países
nórdicos.
O
jornal "20 minutes", cujo título sintetiza o tempo necessário para
ser lido, mostrava a vontade dos editores, o grupo TX, de propor, em 1999, um
jornal de leitura rápida e acessível, para ser lido no trajeto de casa ao
trabalho ou numa pausa. Editado nos três idiomas suíços, alemão, francês e
italiano, tem até setembro, quando deixará de ser impresso, uma tiragem total
de 500 mil exemplares. Paralelamente, o número de seus leitores online é
calculado em 3 milhões.
A
queda das rendas proporcionadas pelos anúncios publicitários vinha se
acentuando nos últimos três anos, comprometendo o custo do papel, impressão e
pessoal gráfico. Com a supressão dessas despesas haverá também a centralização
de três redações com uma centena de demissões, incluindo-se jornalistas a tempo
integral e colaboradores.
Num
futuro próximo, essa opção pela versão online para esse tabloide suíço
acabará sendo adotada por muitos jornais, com o envelhecimento de seus leitores
tradicionais, mesmo porque a tendência dos jovens leitores será a de utilizar a
versão digital, além de ser a mais ecológica, respeitadora do meio ambiente:
sem o uso do papel muitas árvores deixarão de ser sacrificadas.
O
pesquisador Linards Udris, da Universidade de Zurique, afirma não ser grave o
fim do 20 Minutes em papel. "Depois de uma pesquisa na Suíça alemã
entre leitores do jornal, apenas 11% declararam ler 20 Minutes em papel.
Os demais já se habituaram a ler online".
De
acordo com o pesquisador, 20 Minutes é um jornal popular sobre as
atualidades, lido por um público apressado e não exigente, numa média diária de
3 milhões de leitores, na sua versão digital. Rui Martins – Suíça
__________
Rui Martins é
jornalista, escritor, ex-CBN e ex-Estadão, exilado durante a ditadura. Criador
do primeiro movimento internacional dos emigrantes, Brasileirinhos Apátridas,
que levou à recuperação da nacionalidade brasileira nata dos filhos dos
emigrantes com a Emenda Constitucional 54/07. Escreveu “Dinheiro Sujo da
Corrupção”, sobre as contas suíças de Maluf, e o primeiro livro sobre Roberto
Carlos, “A Rebelião Romântica da Jovem Guarda”, em 1966. Vive na Suíça,
correspondente do Expresso de Lisboa, Correio do Brasil e RFI.
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