As obras do Metro de Superfície de Luanda devem começar em Dezembro, com previsão de conclusão da primeira linha no final de 2026
A
construção da primeira linha do Metro de Superfície de Luanda vai custar 3 mil
milhões USD, de acordo com o pronunciamento feito esta semana pelo ministro dos
transportes. Ricardo Viegas D"Abreu que falava à margem do terceiro Ciclo
Internacional de Conferências Técnicas Ferroviárias Angola (RAIL 2025),
explicou que "os custos da primeira linha, para além da componente de
infraestruturas de via, assim como as questões tecnológicas e de energia,
deverão rondar os 3 mil milhões de USD.
De
acordo com o responsável, já está aprovado o Programa para a Melhoria da
Mobilidade Urbana de Luanda (PRO-MMUL), onde está incluído o metro de
superfície de Luanda cujas obras devem começar no final do ano. "Tudo
estamos a fazer do ponto das condições precedentes, técnicas e financeiras para
podermos lançar a primeira pedra e iniciar a construção do Metro de Superfície
de Luanda ainda no final de 2025", garantiu.
O
primeiro troço que vai ligar o novo aeroporto (NAIL) à Via Expresso pela Zona
Económica Exclusiva (ZEE), tem previsão de conclusão em 2026, e a segunda etapa
vai ligar a ZEE ao estádio 11 de Novembro. A terceira fase contempla o troço 11
de Novembro - Zona Verde e a última etapa dos 60 quilómetros do metro será a
ligação entre a ZEE e o Sequele em 2030.
O
metro é a "joia da coroa" do Programa para a Melhoria da Mobilidade
Urbana de Luanda, que o Governo chama agora a si a responsabilidade de
concretizar, depois de aparentemente ter falhado a tentativa de parceria
público-privada com a Siemens.
Em
2021, o Ministério dos Transportes assinou um memorando de entendimento com a
construtora alemã Siemens Mobility para a construção do Metro de Superfície de
Luanda com uma linha de 149 quilómetros, que iria cobrir os eixos do Porto de
Luanda - Cacuaco, Via Expresso - Benfica, Porto de Luanda - Largo da
Independência e Cidade do Kilamba - Largo da Independência, que não se
desenvolveu. Para além do metro, o Programa no seu global, que vai custar pelo
menos 3200 milhões USD contempla ainda a construção de linhas rápidas para
autocarros no sistema BRT (Bus Rapid Transit), vedação e passagens superiores
para o Caminho de Ferro de Luanda. Faustino Diogo – Angola in “Expansão”
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