Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 30 de janeiro de 2021

Cabo Verde - Recebe material militar no âmbito da Cooperação Bilateral com Portugal


Cidade da Praia – Cabo Verde vai receber na segunda-feira, 01 de Fevereiro, um conjunto de vários equipamentos militares da Marinha Portuguesa. no âmbito da cooperação bilateral entre os dois países, informou em comunicado o Governo cabo-verdiano.

A nota enviada à Inforpress avança ainda que, no âmbito cooperação bilateral entre Cabo Verde e Portugal, encontra-se no Porto da Praia o navio hidrográfico “Almirante Gago Coutinho”, em missões da Iniciativa Mar Aberto, “que visam contribuir para o esforço integrado de obtenção de conhecimento situacional marítimo, desenvolvimento científico e segurança cooperativa da comunidade internacional na região central do Oceano Atlântico e para a satisfação dos compromissos internacionais assumidos por Portugal com os países da CPLP”.

Diz a mesma fonte que, no âmbito da referida missão, terá lugar na segunda-feira, na Cidade da Praia, um briefing sobre a missão desenvolvida, a ser apresentada pelo Comandante do navio, o Capitão-de-fragata Francisco Calisto de Almeida.

Ainda, no âmbito da cooperação bilateral entre os dois países, constam do programa a cerimónia de entrega de vários equipamentos militares por parte da Marinha Portuguesa aos Fuzileiros Navais da Guarda Nacional, assim como a doação de 10 mil máscaras de protecção individual Covid-19 às Forças Armadas de Cabo Verde, por parte do Ministério da Defesa Nacional de Portugal.

Será ainda efectuada a entrega de diverso material doado por várias entidades e instituições portuguesas, da qual se destacam materiais para salas de aula, enviados pela Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), a fim de serem distribuídos a várias escolas de Cabo Verde.

Do conjunto dos materiais ofertados, estão incluídos ainda calçado e diversos artigos de solidariedade doados pela Associação Pétalas d’Ideias e material diverso procedente do Instituto Camões, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

O acto será presidido pelo director Nacional da Defesa, Coronel Armindo Sá Nogueira, em representação do ministro da Defesa. In “Inforpress” – Cabo Verde


 

Sem comentários:

Enviar um comentário