Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Timor-Leste - INFORDEPE finaliza processo de recrutamento de 106 professores timorenses para Projeto Pró-Português

Díli – O Coordenador do projeto Pró-Português, Marino Tavares, disse que o Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação de Timor-Leste (INFORDEPE) deu por concluído o processo de recrutamento de 106 docentes timorenses no âmbito do Projeto Pró-Português.

“Finalizámos a 15 de janeiro o processo que nos permitiu selecionar 106 professores timorenses. Vamos agora aguardar atá darmos início à formação destes mesmos docentes”, afirmou Marino Tavares, à Tatoli, em Balide, Díli.

Segundo o coordenador, a formação será dividida em dois módulos. Caso não haja qualquer tipo de impedimento, em virtude de o país estar sob o estado de emergência, o módulo I terá lugar entre os dias 01 e 05 de março deste ano, com uma carga horária de 30 horas.

Já no que se refere à formação do módulo II, esta realizar-se-á entre os dias 15 e 31 de março em todos os municípios e na Região Administrativa Especial de Oé-Cusse e Ambeno (RAEOA), com uma carga horária de 130 horas.

O coordenador do projeto acrescentou que as formações serão ministradas por 15 professores portugueses, no âmbito do projeto.

Recorde-se que o INFORDEPE constituiu, entre os dias 18 a 31 de agosto de 2020, uma bolsa de 106 formadores nacionais de Língua Portuguesa para o exercício de funções de docência no Projeto Pró-Português.

Marino Tavares tinha antes revelado que a formação integraria duas fases, sublinhando que os docentes portugueses lecionarão cursos dos níveis de proficiência A2 (básico), B1 e B2 (intermédio) em todos os municípios do território.

O Pró-Português, financiado em mais de 18,5 milhões de dólares, decorre da cooperação entre o Ministério da Educação, Juventude e Desporto de Timor-Leste e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P de Portugal, cujo protocolo foi assinado em setembro de 2019.

O projeto tem como objetivo melhorar as competências linguísticas de português de todos os docentes timorenses em cerca de três anos. Além do ensino presencial, será introduzida a modalidade do blended learning (b-learning), sendo que parte dos conteúdos será transmitida a distância.

O projeto abrange 65 postos administrativos de todo o território nacional. Nelia Fernandes – Timor-Leste in “Tatoli”

 

 

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