Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 10 de janeiro de 2021

Cabo Verde – Rosa de Porcelana Editora apresenta livro “Cesária Évora” em Santo Antão


Cidade da Praia – A Rosa de Porcelana Editora dedica o ano 2021 a ‘Diva dos Pés Descalços’ iniciando o tributo no dia 17 com a apresentação na Ribeira Grande, Santo Antão, do livro “Cesária Évora” da autoria da polaca Elzbieta Sieradziñska.

A biografia da ‘diva dos pés descalços’ que já se encontra traduzida em português, vai segundo Filinto Elísio, servir para que a editora promova uma homenagem a Cesária Évora, em 2021, pois neste ano se assinala 80 anos do seu nascimento e 10 anos do seu falecimento.

“O lançamento vai ser acompanhado por momentos de lembrança e inicia no dia 17 de Janeiro, em Santo Antão, isso para recordar que a mãe da cantora era de Ribeira da Torre, enquanto no dia 22 será a vez do Mindelo (sua terra natal) por ser o dia de São Vicente”, disse.

Em declarações à Inforpress, Filinto Elísio disse que estão programados lançamentos na Praia e em Lisboa, durante o mês de Fevereiro, e em Paris, no mês de Março.

O ano 2021, que será dedicado a Cesária Évora, será também celebrado, segundo o responsável da Rosa de Porcelana Editora, por várias conferências sobre a cantora e a música de Cabo Verde em diversas paragens do mundo.

A edição “Cesária Évora” foi traduzida do polaco (original) para o português pelo Professor Wlodzimierz Szymaniak, coadjuvado pelo professor Manuel Brito-Semedo, através de uma bolsa de tradução atribuída à Rosa de Porcelana Editora pela Direcção do Livro da Polónia.

“O livro Cesária Évora é uma das importantes biografias feitas sobre a diva maior da música cabo-verdiana, falecida em 2011. A sua leitura permitirá conhecer Cesária Évora para além das luzes da ribalta, nos bastidores, no dia-a-dia e na intimidade, uma preciosa contribuição da crítica genética sobre esta grande artista”, realçou Filinto Elísio.

A Rosa de Porcelana Editora pretende em 2021, lançar novos livros com o objectivo de chegar a 70 títulos, realizar a 4ª edição do Festival de Literatura-Mundo do Sal e fazer a sua extensão a Portugal, Itália e Brasil. In “Inforpress” – Cabo Verde


 

Sem comentários:

Enviar um comentário