Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 30 de março de 2021

Moçambique – Nações Unidas profundamente preocupada com segurança de civis em Palma

O porta-voz do secretário-geral destaca relatos alarmantes de que dezenas de civis podem ter sido mortos durante ataques e confrontos desde a semana passada. A organização está preparada para responder à chegada de pessoas que fogem da violência no país africano de língua portuguesa

A ONU e os parceiros humanitários estão profundamente preocupados com a segurança dos civis na cidade de Palma, no norte de Moçambique, após um ataque por grupos armados. 

A ofensiva ocorreu em 24 de março, e segundo as agências de notícias, terroristas e extremistas islâmicos teriam assumido o controlo de partes da cidade, que fica perto de Pemba, capital de Cabo Delgado.

Verificar informações

Em nota emitida, nesta segunda-feira, o porta-voz do secretário-geral informou que as comunicações na cidade estão interrompidas e é extremamente difícil verificar os detalhes e desdobramentos no país africano de língua portuguesa.

Apesar das dificuldades, a ONU recebeu relatos alarmantes de que dezenas de civis podem ter sido mortos durante os ataques.

A ONU calcula que milhares fugiram de Palma a pé, de barco e pela estrada para escapar da violência. Muitos só levam a roupa do corpo, algumas pessoas entraram pelas matas e precisam de ajuda urgente.

As Nações Unidas e os seus parceiros estão a posicionar equipas de assistência humanitária.

Mas a organização precisa de financiamento adicional para responder a esta nova crise.

Crise alimentar

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, expressou preocupação com o agravamento da crise e a situação de segurança alimentar na região. 

A agência está enviando 2 mil rações de resposta imediata para apoiar a população deslocada, caso cheguem a Pemba, Ilha de Ibo ou Mueda.

Outros 2 mil kits de rações de resposta estão sendo posicionados para apoiar as populações deslocadas na parte sul do distrito de Palma. 

A assistência alimentar adicional foi temporariamente suspensa como resultado da violência contínua.

O Serviço Aéreo Humanitário administrado pelo PMA está apoiando a evacuação de civis, incluindo mulheres e crianças e equipes médicas foram mobilizadas para tratar os feridos. In “ONU News” – Nações Unidas


Sem comentários:

Enviar um comentário