Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 22 de março de 2021

Timor-Leste - Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e “dá voz e rosto à expressão da poesia em Língua Portuguesa”

Díli – O Centro de Língua Portuguesa (CLP) da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), em parceria com o Centro Cultural Português da Embaixada de Portugal em Díli, a Fundação Oriente e a Plural Editores Timor-Leste do Grupo Porto Editora, assinalam o Dia Mundial da Poesia com a partilha em linha de poemas declamados.

A iniciativa decorre até dia 26 de março, no âmbito da Semana do Dia Mundial da Poesia, comemorada pelo CLP.

Tal como no ano passado, professores e alunos da UNTL, mas também outros interessados são convidados a gravar uma declamação de um poema em português de que gostem, que é partilhado na página de Facebook do CLP.

Paulo Faria, Coordenador Científico-Pedagógico do Projeto FOCO.UNTL (Formar, Orientar, Certificar e Otimizar) e do Centro de Língua Portuguesa – Camões na UNTL, explicou que se pretende “dar voz e rosto à expressão da poesia em Língua Portuguesa, num espaço livre e sem restrições de qualquer tipo”.

A iniciativa não fica confinada a Timor-Leste, mas abre-se ao mundo lusófono e “a todos os que acreditam na força e na presença da poesia que de alguma forma pode tornar o mundo melhor”.

“O objetivo é celebrar a diversidade e unidade da língua portuguesa na sua forma lírica, dos estudantes, professores e de todos os que se quiserem associar a esta iniciativa por todo o mundo onde se fala português”, contou Paulo Faria à Tatoli.

O responsável explica que a realização em linha desta atividade se deve à crise sanitária causada pelo novo coronavírus.

“A iniciativa realizada neste formato é consequência do período de confinamento que se vive um pouco por todo o mundo e particularmente em Díli. É nestes momentos que precisamos de reinventar formas de interação que não ponham em causa a saúde pública”, disse.

O responsável não duvida do sucesso da iniciativa, “porque todos somos seres que precisamos de comunicar, de interagir e partilhar os nossos sentimentos, as nossas emoções e o nosso pensamento”.

Referiu ainda a importância da poesia ao longo da história da humanidade.

“É através da poesia que se provoca a lógica e o sentido natural das coisas. A poesia não tem um fim em si mesmo. É a partir da leitura da poesia que se redescobre e aprofunda o conhecimento interior de cada ser humano”, disse.

“É a partir da poesia que somos capazes de compreender melhor o sentido velado de cada coisa, do mundo e do outro que se cruza connosco ou está nos antípodas”, acrescentou.

Na comemoração do dia em causa, o CLP-UNTL convida todos os interessados a participar nesta iniciativa, acompanhando a página do Facebook do CLP – https://www.facebook.com/clp.untl/.

O dia 21 de março foi proclamado como o Dia Mundial da Poesia na 30.ª Conferência Geral em Paris da UNESCO, em 1999, com o propósito de apoiar a diversidade linguística através da expressão poética e aumentar a oportunidade de línguas ameaçadas serem ouvidas.

A data serve para homenagear poetas, reviver tradições orais de recitais de poesia, promover a leitura, escrita e ensino de poesia, fomentar a convergência entre poesia e outras artes como teatro, dança, música e pintura, e aumentar a visibilidade de poesia nos media. Maria Auxiliadora – Timor-Leste in “Tatoli”

 


Sem comentários:

Enviar um comentário