Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 16 de março de 2021

Timor-Leste – Passageiros chegados de Lisboa confinados em hotéis pagos pelos próprios e pelo Governo

Díli – Professores portugueses chegaram a Díli num voo da EuroAtlantic proveniente de Lisboa juntamente com outros cidadãos timorenses num total de 190 passageiros.

Os 104 professores portugueses dos Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE) estão já em confinamento em três hotéis de Díli, suportando eles próprios as despesas.

A Diretora-Geral da Prestação de Serviços de Saúde, Odete Viegas, disse que os docentes dos CAFE ficarão em quarentena nos hotéis Timor, Beach Garden e Golgota.

Os cidadãos timorenses cumprirão a quarentena nos hotéis pagos pelo Governo e os cidadãos estrangeiros nos hotéis indicados pelo Executivo.

“O governo designa alguns hotéis para quem escolher outro local de quarentena para além dos locais pagos pelo Governo. Já lá colocámos pessoal de saúde para os acompanhar nos próximos 14 dias”, afirmou.

Dos 190 passageiros da EuroAtlantic, 24 ficarão em quarentena no Hotel Timor, 37 no Hotel Beach Garden, 56 no Hotel Golgota, oito no Palm Beach, 15 no Hotel Luxury, 18 no Hotel Audian, 19 no Hotel Fortuna, dois no Kilatama, dez no Arbiru e um no Vila Verde.

Para além dos passageiros, o avião conta também com 15 tripulantes. O total de entradas no Aeroporto Internacional Nicolau Lobato a 15 de março foi de 205. O avião transportou também medicamentos, livros e roupas.

A chegada do voo implica uma articulação entre o Gabinete do Primeiro-Ministro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MNEC), o Ministério da Saúde e o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

Desde 9 de março, Timor-Leste impõe uma cerca sanitária e confinamento obrigatório em Díli, prolongados até 02 de abril neste que é o 11º estado de emergência. O país regista atualmente 99 infeções ativas de covid-19.

Em março de 2020, o país fechou as fronteiras na sequência da propagação global do novo coronavírus.

A operação da EuroAtlantic foi a quarta depois das três ligações entre Lisboa e Díli efetuadas no ano passado. Maria Auxiliadora – Timor-Leste in “Tatoli”

Situação pandémica da covid-19 nos países da CPLP:



 

Sem comentários:

Enviar um comentário