Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 24 de março de 2021

Macau - Primeira edição de festival do Instituto Português do Oriente promove reflexão ambiental

O festival “Letras&Companhia”, criado pelo Instituto Português do Oriente, vai decorrer pela primeira vez este ano, entre 2 e 25 de Abril, debruçando-se sobre as questões ambientais – o objectivo é incentivar a leitura e a reflexão sobre a problemática da poluição. Entre uma série de iniciativas programadas encontram-se ‘workshops’ de escrita criativa e horticultura, sessões de histórias contadas, espectáculos de sombras e marionetas, concertos, exposições, e até uma actividade nocturna


Um festival dedicado à leitura, que pretende desenvolver competências sócio-culturais nas crianças e promover o diálogo entre gerações – foi este o mote para a criação do “Letras&Companhia”, uma iniciativa do Instituto Português do Oriente (IPOR), que começou a ser construída durante a pandemia. Em 2021 vai realizar-se entre 2 e 25 de Abril sob o tema “De Pés na Terra e Cabeça no Ar”, contando com uma série de iniciativas que têm como objectivo incentivar a leitura, mas também reflectir sobre os problemas ambientais.

“A ideia é fazer uma abordagem a novas maneiras de formar crianças e jovens, de preferência numa envolvência familiar, em que todos possam participar, num contexto adicional àquele que é o das escolas”, explicou ontem o director do IPOR durante a apresentação do programa. Joaquim Coelho Ramos disse que o objectivo é que o festival seja anual.

O programa arranca no dia 2 de Abril com o “Mercado das Letrinhas”, uma feira do livro infanto-juvenil com publicações de editoras locais e portuguesas. Prolongando-se até dia 16, a feira vai decorrer na Livraria Portuguesa, de segunda a sábado, entre as 11:00 e as 19:00.

Para incentivar os hábitos de redacção, Catarina Mesquita, da editora “Mandarina” vai dar um ‘workshop’ de escrita criativa para maiores de oito anos, no dia 3 de Abril, pelas 11:00. O objectivo é que os mais pequenos aprendam técnicas para estimular a criatividade narrativa. Esta sessão tem um número limite de 10 participantes. No mesmo dia, pelas 17:00, Susana Esmeriz e Lin Hsiang Chun vão contar histórias em português e chinês, respectivamente. “Ler, Escrever e Contar” são sessões de leitura de contos direccionadas a maiores de 6 anos, sendo de entrada livre. Ambos os eventos decorrem na Livraria Portuguesa.

Já no dia 10 de Abril, a Casa Garden recebe o filme “Papel de Natal”, de José Miguel Ribeiro, que será passado em português, com legendas em inglês. A película reflecte sobre o gasto de papel que todos os anos acontece por altura do Natal. Para maiores de cinco anos, o filme será projectado pelas 17:00.

O programa inclui também diversas oficinas criativas, entre as quais as “Oficinas Lixo-Zero”, uma actividade para pais e filhos com base no reaproveitamento do lixo. As sessões vão decorrer no dia 10 de Abril pelas 11:00 (em português e chinês), para crianças dos três aos cinco anos; e pelas 15:00 (em português e chinês) para maiores de seis. E depois repetem-se no dia seguinte (11 de Abril), nos mesmos horários e para as mesmas faixas etárias. As sessões serão conduzidas por Olinda Colaço do Amaral (chinês) e Edite Ribeiro (português), no IPOR. Há um limite de participantes de 10 pares (um adulto e uma criança).

Também no dia 11 há lugar para as “Oficinas libertArte”, no IPOR, com duas sessões (às 10:00 e às 16:00). Conduzida por Andreia Martins em português e inglês, a actividade debruça-se sobre a exploração sensorial e lexical para crianças dos zero aos três anos. Cada sessão pode contar, no máximo com 10 pares (um adulto e uma criança).

Por outro lado, as personagens do livro “Na Rua” vão saltar do papel para o palco: haverá um espectáculo de sombras com a história de Júlia e Pou, contada por Catarina Mesquita e Bárbara Maria e Carmo, ao ritmo de sons das “handpans” do músico local Delfino Gabriel. A actividade terá lugar na Casa Garden, a 11 de Abril, pelas 18:00 e será conduzida em português. O público-alvo são crianças com mais de três anos. A entrada é livre.

E com o objectivo de estimular o interesse pela leitura, será ainda desenvolvida a actividade “Uma Noite na…”. “A actividade irá decorrer ao anoitecer, em locais onde o livro é rei. Depois do jantar, as crianças e jovens entre os 8 e 15 anos, divididos por faixas etárias, terão um encontro com narração de histórias dramatizadas e dominadas pelo fantástico, o suspense e a surpresa”, pode ler-se.

Ora, de acordo com o programa, a sessão “Uma Noite na Livraria”, a decorrer na Livraria Portuguesa, será conduzida por Filipa Didier e Cláudia Falcão, para crianças dos oito aos 10 anos; enquanto “Uma Noite na Biblioteca” (do IPOR) terá à frente Paulo Negreiros e Marisa Poon (11 aos 12 anos) e “Uma Noite na Casa Garden” será levada a cabo por Sara Figueira e Sérgio Feiteira (dos 13 aos 15). As sessões vão decorrer nos dias 16, 17, 23 e 24 de Abril, das 19:30 às 09:30 da manhã seguinte. O limite de participação é de 10 pessoas.

Exposição de fotografia, conversas e horticultura

O festival lançado agora pelo IPOR vai trazer ao território a exposição de fotografia “Living Among What’s Left Behind”, que vai ser inaugurada no dia 17 e ficará patente até 2 de Maio, podendo ser visitada todos os dias, entre as 09:00 e as 21:00, na Galeria do Instituto para os Assuntos Municipais (IAM).

O projecto do fotojornalista português Mário Cruz, que lhe valeu o terceiro lugar na categoria Ambiente do “World Press Photo” em 2019, reúne imagens que captou durante um mês nas Filipinas, onde visitou comunidades que vivem ao longo do rio Pasig, testemunhando uma situação extrema de poluição ambiental que os habitantes enfrentam há décadas. A mostra tem curadoria de João Miguel Barros.

A entrada é livre, sendo que a exposição está explicada em português, chinês e inglês. Ao longo de 15 dias, serão ainda feitas visitas guiadas a várias escolas primárias e secundárias, segundo explicou a organização.

Estará ainda patente, no mesmo local, uma instalação feita de lixo devidamente tratado, organizada pelo grupo “Macau ECOnscious”.

Neste âmbito, também será conduzida uma conversa sobre a integração da protecção ambiental na educação dos jovens de Macau, que contará com a participação de Mário Cruz, Maria João Oliveira e Gilberto Camacho, e moderação de Sara Araújo. Para maiores de 10 anos, tem como objectivo discutir as problemáticas ambientais que afectam Macau e debater sobre soluções para as combater. A conversa decorrerá na Galeria do IAM e é de entrada livre.

E para quem gosta de mexer na terra e estar em contacto com a natureza, pode participar no ‘workshop’ “Horticultura em Família – vermicompostagem e micro verdes”, levada a cabo pela Mighty Greens. As sessões decorrem a 18 de Abril, pelas 09:00, 10:30 e 12:00, em português e inglês, e são direccionadas a maiores de três anos. A actividade, com espaço para 20 crianças por sessão, tem como base a agricultura e compostagem, bem como a aprendizagem sobre nutrição e a importância das plantas para o ambiente e para a alimentação.

Por outro lado, a banda da Casa de Portugal vai interpretar histórias musicadas, nas quais os animais são os protagonistas. O concerto “Gosto de animais todos os dias” vai acontecer também no dia 18 de Abril, pelas 16:00, na Casa Garden. Os poemas infantis são escritos pelo poeta Yao Feng e musicados por Tomás Ramos de Deus e Miguel Andrade. A entrada é livre.

Por fim, nesse mesmo dia e local, pelas 17:00, Sérgio Rolo vai apresentar um espectáculo de marionetas construído a partir de memórias de infância. Intitulado “Jardim Jasmim” é para maiores de 4 anos, sendo conduzido em português. Também esta actividade é de entrada livre.

Segundo explicou Patrícia Ribeiro, vogal da Direcção do IPOR, nas escolas luso-chinesas e de matriz portuguesa serão levados a cabo ‘workshops’ de reciclagem, será passado o filme “Papel de Natal” e apresentado o espectáculo “Jardim Jasmim”. Catarina Pereira – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”


Sem comentários:

Enviar um comentário