Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 14 de março de 2021

Austrália - Estufa tecnológica no deserto produz 17 mil toneladas de tomates por ano


O Sundrop é um projeto desenhado para provar que as áreas desérticas também podem ser extremamente produtivas. Construído no deserto do sul da Austrália, este é o primeiro sistema do mundo que, ao mesmo tempo, não usa solo, pesticidas, combustíveis fósseis ou água subterrânea. Ou seja, recursos que serão os principais desafios para a agricultura no futuro.

Plantar no deserto é um verdadeiro desafio, por isso, cada detalhe foi pensado com muito cuidado. A água por exemplo, vem do próprio oceano, que está a dois quilómetros da estufa. Para fazer a irrigação, no entanto, não é possível usar água salgada. Então, um sistema de dessalinização remove o sal e transforma o recurso em água fresca, usada para alimentar 180 mil pés de tomates.

Todo este processo exige uma grande quantidade de energia, que para garantir a sustentabilidade do negócio, é produzida a partir da energia solar. São 23 mil espelhos que refletem a luz solar para uma torre receptora de 115 metros de altura.  As plantas são cultivadas dentro de cascas de coco, e a quinta utiliza insetos específicos para controlar as possíveis pragas.

A infraestrutura desta quinta custou 200 milhões de dólares, mas o CEO da Sundrop Farms garante que muito em breve o investimento irá compensar: o facto de não precisar de combustíveis fósseis não só ajuda no orçamento da empresa, como também no lucro ambiental que este tipo de construções trará para o mundo. In “Green Savers Sapo” - Portugal


 

Sem comentários:

Enviar um comentário