Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 9 de março de 2021

Portugal - Centro Científico e Cultural de Macau lança palestras sobre português e chinês

O Centro Científico e Cultural de Macau iniciou hoje uma série de palestras focadas no ensino de Português na RAEM e na China Continental e de Chinês em Portugal, bem como no patuá


“A Língua Portuguesa em Macau e na China” é o tema central da primeira de uma série de palestras “online” que o Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), sediado em Lisboa, irá organizar até finais de Maio. Segundo o CCCM, este ciclo visa promover a reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa na RAEM e na China Continental e do Chinês em Portugal, bem como relativamente ao “encontro de ambas as línguas, o Crioulo Sino-Português, a partir de Macau”.

O primeiro conjunto de palestras arrancou hoje, via zoom, pelas 09:30 (hora portuguesa) com uma apresentação de Carmen Amado Mendes, nova presidente do CCCM, seguida de uma intervenção de Maria Antónia Espadinha, ex-directora do Departamento de Português da Universidade de Macau e antiga vice-reitora da Universidade de São José, subordinada ao tema “O ensino de Língua Portuguesa em Macau: das boas intenções aos resultados”.

“O papel do aluno chinês na inovação do ensino de Português língua estrangeira” foi o título da palestra seguinte, pelas 10:00, a cargo de Maria José Grosso, professora convidada da Universidade de Macau, que precedeu um debate moderado por Ana Cristina Alves, coordenadora da Formação do Museu do CCCM.

Pelas 11:00 foi a vez de Carlos André, poeta e ex-director do Centro Pedagógico e Científico de Língua Portuguesa do Instituto Politécnico de Macau, falar sobre “Macau e o ensino do Português no Interior da China”. Vinte minutos depois, António Graça de Abreu, artista, sinólogo e tradutor, abordou a questão do “Ensino da Língua Portuguesa na China: uma perspectiva histórica”. O programa de hoje encerrou com novo debate moderado por Ana Cristina Alves.

Para o dia 24 de Março, pelas 09:30, já está agendada a segunda série deste ciclo, focada no tema “A Língua Chinesa e o Crioulo Sino-Português (Patuá) em Portugal e Macau”. A terceira, ainda sem data confirmada, vai abordar “Os Crioulos de Origem Portuguesa”. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau 


Sem comentários:

Enviar um comentário