Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 11 de março de 2021

Timor-Leste – Continua a ser escasso o esforço na obtenção dos restos mortais dos heróis na luta pela independência


Díli – O deputado da Bancada Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN) David Dias Ximenes ‘Mandati’ pediu ao Governo timorense que exigisse ao homólogo indonésio que indicasse o local onde se encontram os restos mortais de Nicolau Lobato e de outros heróis nacionais.

As declarações proferidas por David Ximenes estão relacionadas com o facto de a maioria dos ex-soldados indonésios, que se envolveram em operações militares em Timor-Leste durante a luta armada, ter já uma idade muito avançada.

“Muitos ex-militares indonésios estão a envelhecer e alguns até já morreram. Prabowo Subyanto [atual Ministro da Defesa da Indonésia] que, no momento da morte de Nicolau Lobato, tinha pouco mais de 20 anos, começa a envelhecer. Também os ex-comandantes do Batalhão 744 estão na velhice e alguns já faleceram”, disse ‘Mandati’, esta terça-feira, no âmbito do plenário, no Parlamento Nacional (PN).

David referiu ainda que, caso cidadãos indonésios venham a Timor-Leste para visitar as sepulturas dos seus heróis, deverão, em primeiro lugar, dar conhecimento ao Governo sobre os restos mortais dos heróis timorenses.

“Pedimos à Indonésia que, se for possível, nos indique onde estão os restos mortais dos nossos heróis, como os de Nicolau Lobato, em Daitula, os de 10 de junho de Marabia, os de 1983 e de 12 de novembro de 1991. Pode também indicar-nos os locais onde estes foram enterrados para que possamos recolher os restos e enterrá-los”, defendeu o deputado.

‘Mandati’ disse ainda ter ouvido o empenho do Estado na obtenção dos restos mortais dos heróis na luta pela independência de Timor-Leste, esforço este que, segundo o parlamentar, continua a ser escasso.

“Falei com o Embaixador da Indonésia e transmiti-lhe alguns dados sobre a questão. Este informou-me ter feito esforços neste sentido. Quanto ao nosso Governo, deverá também envidar esforços, caso contrário não iremos obter nenhum resultado”, concluiu. Evaristo Martins – Timor-Leste in “Tatoli”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário