Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 27 de março de 2021

São Tomé e Príncipe - Ribeira Afonso, no sul da ilha passa a ter aulas de 12º Ano


São Tomé – As autoridades são-tomenses vão administrar aulas da 12ª classe, último ano liceal, na Vila de Ribeira Afonso, no sul da ilha de São Tomé, e que dista mais 14 km da capital do País.

A ministra da Educação e Ensino Superior, Julieta Rodrigues, que anunciou a boa nova, disse que lecionar o 12º ano na citada vila se deve a inauguração de quatro salas de aulas na Escola Secundária de Ribeira Afonso, pertença do Distrito de Cantagalo, cuja edilidade assumiu os custos com a construção destas novas instalações.

Ao mostrar-se satisfeita com as medidas de segurança adoptadas, acautelando as medidas exigidas pela OMS à luz da doença do Covid-19 e outras concernentes, a desenvoltura de aprendizagem no país, afirmou que a viabilização do 12º Ano em Ribeira Afonso visa eliminar as assimetrias educacionais e combater a evasão escolar.

“É também nossa intenção com a inauguração destas salas, melhorar a qualidade de ensino, compreendendo nomeadamente, diminuir a distância para as crianças e potenciar melhor qualidade de ensino no país”, afirmou. 

Devido à ausência de salas na Escola Secundária na aludida vila, mais de três dezenas de alunos desta localidade deslocam-se à escola mais próxima, nomeadamente, à de Algés, na localidade de Pinheira para receberem aulas de 12º ano em violação da carta normativa pedagógica no país.

Aleixo Pires, líder do município local justificou aposta de sua edilidade em avançar para a tal construção, a luz de capitalização do homem, o qual sustentou, deve merecer prioridade na sua formação como pré-condição para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe.

A Vila de Ribeira Afonso é a única urbe do Distrito de Cantagalo, no centro-sul da Ilha de São Tomé, e dista pouco mais de 16 km, ao sul da Cidade de São Tomé (capital da República Democrática de São Tomé e Príncipe).

“Lecionando o 12º ano aqui, certamente que vão transferir os vossos filhos de Algés para esta Escola de Ribeira Afonso, a qual compreenderá a redução com os custos com transporte e aliviar os bolsos dos pais das crianças”, afirmou o líder camarário, Aleixo Pires. Manuel Dênde – São Tomé e Príncipe in “STP-Press”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário