Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 20 de março de 2021

Cabo Verde – Aquisição de equipamentos de pesca com o apoio do Japão

Cidade da Praia – O Governo do Japão vai disponibilizar à Cabo Verde o montante de 300 milhões de ienes, equivalente a aproximadamente 260 mil contos para a aquisição de equipamentos destinados ao desenvolvimento do sector da pesca artesanal.

Este montante, de acordo com uma nota de imprensa do Governo, constitui um donativo do Japão a Cabo Verde no âmbito do Programa de Desenvolvimento Económico e Social, no domínio das pescas.

O acordo que formaliza a doação é assinado no dia 23 de Março, pelas 10:00, em Dakar, pelo embaixador de Cabo Verde no Senegal, Inácio Felino de Carvalho, e o embaixador do Japão, Arai Tatsuo.

O acto será presidido pelo ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, por videoconferência, através de uma plataforma digital, na sala de conferência do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, na Cidade da Praia.

De acordo com o Governo cabo-verdiano, o Japão tem sido um dos principais parceiros de desenvolvimento do arquipélago, tendo em conta o número e impacto das acções de cooperação desenvolvidas em vários sectores.

Na área das pescas, indicou a mesma fonte, os dois países têm desde 1980 desenvolvido um processo de cooperação “bastante profícuo”, sendo de destacar, por um lado o apoio desse país (através de Japan Grant Aid), ao desenvolvimento sustentável do sector das pescas, com relevo para a assistência técnica, o processo de motorização dos botes, fornecimento de alguns barcos de pesca semi-industrial.

O Japão financiou, igualmente, a construção e ampliação dos Portos de Pesca da Praia, em Santiago, e da Cova de Inglesa, em São Vicente, para além de instalação de infra-estruturas de frio.

Na semana passada, os governos dos dois países assinaram o acordo para o adiamento, por um ano, do pagamento do serviço da dívida por Cabo Verde, no valor de 67 milhões de escudos.

Um acordo inserido na iniciativa de Suspensão da Dívida, aprovada em 2020, pelo G20 e endossada pelos países credores membros do Club de Paris, através do Memorando de Entendimento assinado em 12 de Agosto de 2020, para ajudar o país na luta contra as consequências provocadas pela pandemia de covid-19. In “Inforpress” – Cabo Verde

 

Sem comentários:

Enviar um comentário