Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 26 de março de 2021

Cabo Verde - Espera contar com apoio de Portugal na aquisição de aeronave no domínio da defesa

Cidade da Praia – A direcção nacional da Defesa espera contar com o apoio de Portugal para a aquisição de uma aeronave capacitada para operar no corredor do Atlântico, no quadro da legislação cabo-verdiana, e no alinhamento de estratégias para 2021-2026.

Esta informação foi revelada esta tarde à imprensa pelo director nacional da defesa, por ocasião da VIII reunião da subcomissão bilateral no domínio da defesa entre Cabo Verde e a República Portuguesa, com o propósito de avaliar esta cooperação no Atlântico e projectar novas cooperações bilaterais para o próximo quinquénio.

Para o coronel Armindo Miranda esta aeronave afigura-se como uma das prioridades para Cabo Verde, pelo que neste encontro vai estar sobre a mesa de discussão, “já que o Governo já anunciou a aquisição de uma plataforma, o que para a sua operação, terá de contar com a inserção de frota a nível da defesa e segurança”.

Sublinhou ainda que Cabo Verde espera aquilo que Portugal tem feito sempre, alegando que as partes trabalham simultaneamente em mútua cooperação e que dada a sua posição estratégica “no corredor Atlântico, o arquipélago desempenha um papel importante na luta contra ilícitos que se passar afectará Europa, sobretudo Portugal”. 

Já o director-geral de Política de Defesa Nacional de Portugal referiu que com esta missão Portugal está a iniciar o um novo processo de negociação de um novo programa-quadro no domínio de defesa entre os dois países.

Paulo Lourenço disse que com a aproximação do término do programa em vigor no quadro desta cooperação, está-se a fazer o balanço e pensar as novas áreas que constituem prioridades de cooperação entre os dois países na área da defesa para a cooperação entre Portugal e Cabo Verde para os próximos anos.

É um processo que não se esgota numa única reunião, esclareceu Lourenço, adiantando que se pretende com este encontro ouvir Cabo Verde para em conjunto as partes inteirarem-se sobre as prioridades a serem concentradas nos próximos anos.

Considerou ser esta a hora de revisitar os projectos, visando ajustes, para melhor corresponder às necessidades da Defesa Nacional e das Forças Armadas cabo-verdianas. In “Inforpress” – Cabo Verde

 

Sem comentários:

Enviar um comentário