Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Macau - Somos! anuncia vencedores de concurso de imagens da lusofonia

Três fotógrafos portugueses conquistaram os três primeiros lugares na quinta edição do concurso “Somos Imagens da Lusofonia”, anunciou ontem a associação organizadora. Luís Godinho obteve o primeiro lugar com uma imagem intitulada “São Tomé e Príncipe”, Bruno Pedro ficou em segundo com “Paz em Cabo Delgado” (Moçambique) e Jorge Bacelar em terceiro com “Momento de descanso” (Estarreja, Portugal)


Num comunicado revisto após a rectificação de um lapso informático na pré-selecção de fotografias, Marta Pereira, directora-geral da multiplataforma Somos! – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa (ACLP), revelou os três vencedores da quinta edição do concurso fotográfico “Somos – Imagens da Lusofonia 2023/2024”.

Este ano, o fotojornalista português Luís Godinho foi quem levou a taça. O fotojornalista concorreu com a imagem intitulada “São Tomé e Príncipe”, que representa a alegria das crianças desse país por meio de um retrato de uma menina deitada a descansar debaixo da sombra de uma roça. A destreza técnica e a aptidão da composição da fotografia de Luís Godinho conquistou o primeiro prémio do concurso no valor de dez mil patacas.

No segundo lugar foi premiado Bruno Pedro, português, que competiu com a imagem intitulada “Paz em Cabo Delgado”, que retrata uma menina a sorrir em Paquitequete, o bairro mais antigo de Pemba na província de Cabo Delgado, Moçambique. O contraste entre o sorriso da menina retratada e a realidade da região fotografada que, ao longo dos últimos sete anos tem sido alvo de diversos ataques terroristas, é uma declaração de valentia, de valor e vida que comoveu o quadro do júri do concurso e garantiu a Bruno Pedro o segundo prémio no valor de cinco mil patacas.

E foi Jorge Bacelar quem completou o pódio desta edição. O veterinário-fotógrafo é o autor da imagem intitulada “Momento de Descanso”, que destaca a vida do agricultor Manuel “Espeta” Pires Tavares, que vive somente acompanhado dos animais que cuida em Salreu, na freguesia de Estarreja, Portugal. O teor biográfico da fotografia de Jorge Bacelar assegurou o terceiro e último prémio da edição no valor de três mil e quinhentas patacas.

Além de premiar os três vencedores, o júri, composto por Gonçalo Lobo Pinheiro, Marcio Pimenta, Henry Milleo, Rui Miguel Pedrosa e Francisco Ricarte, nomeou também um trio de menções honrosas. Os nomeados foram os fotógrafos brasileiros Milton Ostetto, Raphael Alves e o português João Galamba, autores das imagens “As Marcas do Mar”, “O Barqueiro” e “Festas de Santo Estevão”, respectivamente. O trio foi premiado com certificados do concurso.

O concurso fotográfico “Somos – Imagens da Lusofonia” é uma iniciativa anual da Somos! – (ACLP) destinada a todos os cidadãos dos países e regiões da Lusofonia e Macau e visa, através de Macau, articular a proximidade e a conexão entre os países e regiões de língua oficial portuguesa. Na quinta edição do concurso, que decorreu entre 20 de Maio e 10 de Julho deste ano, o tema foi “Em cada rosto, um legado colectivo” e propôs dar o palco às caras que constituem o povo e o mundo lusófono, através de fotografias de retrato que evidenciem a multiculturalidade, a interculturalidade e a singularidade da herança cultural lusófona.

As fotografias premiadas, juntamente com quarenta outras fotografias eleitas pelos elementos do júri, serão incorporadas numa exposição que terá a sua inauguração no dia 27 de Setembro deste ano às 18h30, na galeria D1 do Albergue da SCM. Na exposição será também exibido um catálogo que junta as melhores fotografias de todas as edições do “Somos – Imagens da Lusofonia” até este ano. Fotografias estas que capturam a essência e a diversidade do mundo lusófono, revelando a conexão humana e cultural que une Macau e os países da CPLP e que servem de suporte para memória futura, no âmbito destas relações, segundo Marta Pereira. in “Ponto Final” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário