Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Macau - Reforma no sistema de ensino afecta estudantes, docentes e escolas

No ano lectivo de 2024/2025, Macau tem 10 instituições de ensino superior e 76 escolas de ensino não superior com cerca de 80.000 alunos. A Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento de Juventude está a implementar várias políticas para optimizar as escolas, melhorar as qualificações dos docentes, implementar medidas de auditoria nas escolas privadas e melhorar o programa de aprendizagem da língua portuguesa

De acordo com a Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ), no ano lectivo de 2024/2025, Macau terá um total de 10 instituições de ensino superior e 76 escolas de ensino não superior, com cerca de 80.000 alunos.

O Governo está a concentrar-se na optimização da gestão e no aumento da eficiência administrativa no sector da educação. Estão a ser revistos os objectivos políticos e a eficácia das medidas previstas em vários planos de desenvolvimento relacionados com o ensino superior, o ensino não superior e a política de juventude. O sistema de gestão das escolas do ensino não superior está a ser optimizado, sendo dada especial atenção aos controlos prévios à carreira de docente. As escolas, estão agora a estabelecer normas de conduta e regras internas e os docentes devem respeitar a legislação e os valores éticos da instituição de ensino na qual estão inseridos.

No futuro, as auditorias das contas escolares efectuadas por terceiros serão apoiadas pelo lançamento de programas de auditoria e o trabalho legislativo e de revisão das leis relativas às instituições privadas de formação contínua e aos centros complementares de apoio pedagógico estão também a ser melhorados. Estão ainda a ser envidados esforços para alargar a cooperação global, em particular na promoção do desenvolvimento de instituições de ensino superior, através de parcerias com indústrias prioritárias e colaborações internacionais. A tónica é colocada na melhoria da cooperação em matéria de educação e investigação científica, na implementação de programas de formação conjuntos e no reforço da promoção em Portugal e nos países do Sudeste Asiático. O Governo realça a importância da aprendizagem da língua portuguesa e apoia os estudantes de Macau na continuação dos seus estudos em Portugal, a fim de criar pessoal bilingue e com competências abrangentes.

A DSEDJ já está a tomar diferentes iniciativas para apoiar o desenvolvimento curricular e melhorar a qualidade do ensino. Entre as medidas, está a introdução um quadro revisto para o currículo, centrado no reforço da aprendizagem dos alunos em áreas como a programação, a inteligência artificial e as competências de aplicação global. A DSEDJ lançou também o Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo”, impelindo os residentes a melhorar os seus conhecimentos através de formação e de certificação. Este programa tem como objectivo ligar a diversificação das indústrias em Macau e a criação de uma sociedade de aprendizagem.

Em termos de segurança escolar, a DSEDJ tem realizado inspecções ao ambiente, ao equipamento de combate a incêndios e ao armazenamento de materiais inflamáveis e apoiado as organizações de aconselhamento dos estudantes, fornecendo materiais complementares sobre saúde mental para promover um ambiente positivo nas escolas. Foram ainda oferecidas diversas formações sobre a prevenção de catástrofes e recursos sobre temas como as burlas, as drogas e o cumprimento da lei.

De um modo geral, o Governo está empenhado em melhorar o sistema de ensino, optimizar a gestão educacional, desenvolver a esquematização curricular e em promover a segurança escolar, no ano lectivo que se aproxima. In “Ponto Final” - Macau


Sem comentários:

Enviar um comentário