A medida foi explicada com a dificuldade de alguns utentes no uso de novas tecnologias e com o fim das longas filas de espera do período pós-pandemia. Porém, a marcação online vai continuar a ser a ferramenta principal para a maior parte das pessoas
O
Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong vai voltar a atender pessoas
sem marcação para tratar de assuntos relacionados com cartão de cidadão ou
passaporte. A informação foi divulgada através de um comunicado publicado no
sábado nas redes sociais. A medida abrange apenas as pessoas consideradas
prioritárias.
Face
às novas medidas de gestão, a partir desta segunda-feira passa a haver 16 vagas
diárias, disponíveis entre as 13h30 e as 16h, que são ocupadas “por ordem de
chegada”.
De
acordo com o comunicado do consulado, as marcações destinam-se a idosos,
pessoas com deficiência ou incapacidade, mulheres grávidas e pessoas
acompanhadas de crianças de colo. Os critérios para definir os cidadãos com
direito a atendimento prioritário resultam do Decreto-Lei nº 58/2016, de 29 de
Agosto.
Consideram-se
crianças de colo as que têm até dois anos de idade. No que diz respeito a
“pessoas com deficiência ou incapacidade”, exige-se um nível de incapacidade
igual ou superior a 60 por cento. Finalmente, as pessoas idosas são as que têm
65 anos ou mais e apresentem “evidente alteração ou limitação das funções
físicas ou mentais”.
As
senhas só podem ser levantadas pelo utente que vai usufruir do serviço:
“Note-se que as senhas só serão distribuídas aos próprios utentes, e não a
terceiros”, foi destacado.
Dificuldades online
O
regresso dos atendimentos sem marcação foi justificado com o facto de o pico da
procura pós covid-19 ter sido ultrapassado e por vários utentes enfrentarem
dificuldades para fazerem as marcações online.
“Alguns
utentes, sobretudo idosos, têm transmitido aos nossos serviços algumas
dificuldades e desconforto com o uso de tecnologias e ferramentas digitais”,
foi indicado. “Esta medida visa, essencialmente, proporcionar um atendimento
mais simples aos utentes que têm dificuldades no uso das ferramentas e
aplicações informáticas, e mantém-se o princípio geral de marcação da grande
maioria das vagas através da plataforma (www.cgportugal.org), pois constitui a
forma comprovadamente mais eficaz e transparente de gestão das vagas”, foi
justificado.
Além
disso, mantem-se disponível o apoio, no balcão da recepção, para a marcação de
atendimentos na plataforma e o endereço de correio electrónico
info.macau@mne.pt para casos de urgência.
No
comunicado foi também explicado que a medida pode ser agora introduzida depois
de no período pós-pandemia ter havido “uma procura inédita” pelos serviços do
consulado, com a instituição a reconhecer que o período de espera para a
emissão e renovação de cartões do cidadão e passaportes chegou a ser de seis
meses. João Filipe – Macau in “Hoje Macau”
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