As
autoridades de Timor-Leste, através do mecanismo de Intervenção Rápida Global
de Pagamentos da Interpol, ajudaram uma empresa de Singapura a recupera mais de
42 milhões de dólares furtados através de um ‘email’ fraudulento, anunciou
ontem aquela organização.
Em
comunicado, divulgado à imprensa, a Organização Internacional de Polícia
Criminal (Interpol) explicou que o mecanismo global foi accionado após uma
empresa de Singapura ter denunciado ter sido vítima de um golpe através de um
endereço electrónico empresarial.
“Em
15 de Julho, a empresa recebeu um ‘email’ de um fornecedor a solicitar que um
pagamento pendente fosse enviado para uma nova conta bancária baseada em
Timor-Leste. No entanto, o ‘email’ veio de uma conta fraudulenta com uma grafia
ligeiramente diferente do endereço oficial do fornecedor”, refere a Interpol.
Segundo
a Interpol, a empresa transferiu 42,3 milhões de dólares para o “falso
fornecedor a 19 de Julho”. A empresa só descobriu o crime quatro dias depois,
quando o fornecedor disse não ter recebido o pagamento.
Após
a denúncia, a polícia de Singapura pediu a assistência das autoridades de
Timor-Leste, que detectaram e retiveram a conta bancária do falso fornecedor
com 39 milhões de dólares. “As autoridades de Timor-Leste detiveram um total de
sete suspeitos e recuperaram mais de dois milhões de dólares”, acrescenta a
Interpol.
A
Polícia Científica e de Investigação Criminal (PCIC) de Timor-Leste precisou
que foram detidas nove pessoas, nomeadamente quatro estrangeiros (dois
nigerianos e dois indonésios) e cinco cidadãos timorenses. Os quatro
estrangeiros e um timorense ficaram em prisão preventiva e os restantes detidos
sujeitos a apresentações periódicas às autoridades, informou a PCIC. In “Ponto
Final” - Macau
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