Uma
réplica da Nau Santa Maria, que trouxe Cristóvão Colombo às Américas em 1492,
agora fará passeios turísticos pelas praias do Caribe, depois de 4 anos sendo
construída.
Com
28 metros de comprimento e mais de oito metros de largura, ela ostenta os
brasões espanhóis, e traz uma estrutura mais moderna para a segurança dos
tripulantes. A reprodução da primeira caravela que trouxe Colombo às Américas
foi feita no Brasil, em Santa Catarina.
O
responsável pelos trâmites de exportação e importação de materiais usados na
construção do barco, assim como o processo que habilitou a viagem rumo ao seu
destino, o diretor da empresa H.ace (Hosang – Assessoria em Comércio Exterior),
Jorge Irineu Hosang, diz que o projeto contará com outras embarcações.
“Fizemos
uma pesquisa e identificamos que seria economicamente mais viável que a
embarcação fosse navegando do que transportada por algum navio. A previsão é de
que a viagem possa levar entre 30 e 40 dias para ser concluída, levando em
conta as paradas para abastecimento”, contou.
No
dia 30, a embarcação saiu de Itajaí e seguiu navegando pela costa brasileira,
com paradas na Bahia, no último dia 09, e depois Rio Grande do Norte, antes de
chegar à ilha de Curaçau/Antilhas Holandesas, no mar do Caribe.
Tradicionalmente
reconhecidas pelo grande potencial na construção naval, as cidades de Itajaí e
Navegantes, no litoral norte catarinense, se destacam pela produção de barcos
de pesca, iates de alto luxo, até imensos navios. A construção desta réplica
foi realizada em estaleiros localizados nos dois municípios e levou 4 anos para
ser concluída.
O
investidor do projeto, o argentino Miguel Pedro Sheppard, explica que a
construção do barco veio precedida de um extenso trabalho de pesquisa
histórica, combinado a uma engenharia moderna, para oferecer mais conforto e
segurança aos tripulantes. Segundo o empresário, apenas na execução desta
primeira embarcação foram investidos três milhões de dólares, incluindo todos
os custos com estudos.
Mas
este foi apenas o primeiro barco de uma série de 10 embarcações idênticas que
devem ser construídas nos próximos anos na região e que serão empregadas na
exploração turística nas diversas ilhas caribenhas.
Além
da reprodução da “NAU Santa Maria”, também estão previstas a construção de
quatro réplicas da embarcação “Pérola Negra”, que estrelou a famosa série de
filmes “Piratas do Caribe” e de dois “La Venganza de La Reina Ana”, o galeão
mais moderno do século XVIII, roubado e transformado em navio pirata por Barba
Ruiva.
Segundo
Hosang, as próximas embarcações devem ser construídas de duas em duas, de modo
a acelerar a entrega. “Acreditamos que as próximas construções gerem em torno
de 800 empregos, diretos e indiretos na região, num contrato que deve chegar
próximo dos 50 milhões de dólares” adianta. In “Mundo
Lusíada” - Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário