Díli – A TANE Konsumidór lançou oficialmente um sítio de internet para dar informações aos consumidores sobre os seus direitos e deveres, permitir a apresentação de queixas em caso de incumprimento da lei e disponibilizar notícias no que toca às atividades desta associação de defesa dos consumidores.
António
Ramos da Silva ‘Naikoli’, o presidente da TANE Konsumidór, informou que este sítio
estará disponível em três línguas – tétum, português e inglês.
“O
lançamento deste sítio visa aproximar os consumidores da TANE, pois, segundo dados
relativos às telecomunicações, a maioria da população em Timor-Leste usa a internet”,
disse António, esta sexta-feira (30/10), aos jornalistas, à margem da cerimónia
do lançamento do sítio, no Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Díli.
Segundo
o presidente, este meio trará grandes vantagens para os consumidores em todo o
território, oferecendo a informação necessária e transformando-se num espaço
para a apresentação das suas preocupações.
“Este
sítio recebe problemas e preocupações dos consumidores, os quais serão mediados
pela TANE com as empresas e instituições do Estado. Assim, esta associação de
advocacia garantirá, através desta plataforma em linha, um melhor atendimento
aos clientes. De setembro a outubro, a TANE registou 500 casos e informações,
todos resolvidos através de mediações”, explicou.
Já
o Embaixador da União Europeia (UE) em Timor-Leste, Andrew Jacobs, reconheceu e
valorizou a ação de promoção da segurança dos consumidores.
O
embaixador referiu ainda que a UE defende a promoção do conhecimento sobre os direitos
dos consumidores e a garantia da aplicação das leis, integrando-os em políticas
setoriais importantes.
“Os
nossos parabéns à TANE pelo lançamento deste sítio, pois é importante para os consumidores
timorenses na proteção dos seus direitos e na melhoria das compras e do consumo”,
disse Andrew Jacobs.
A
UE apoia financeiramente a TANE durante um período de quatro anos com um total
de 700 mil euros.
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