Todos os voos da TAAG com destino e origem em Lisboa, São Paulo, Joanesburgo, Cidade do Cabo, Lagos, Windhoek, São Tomé, Maputo, Nairobi, Porto e Havana passarão a ser operados a partir do novo aeroporto, juntando-se às rotas já transferidas de Brazzaville e Kinshasa
Todos
os voos internacionais da TAAG - Linhas Aéreas de Angola, já estão a ser
operados exclusivamente a partir do Aeroporto Internacional Dr. António
Agostinho Neto (AIAAN), localizado na província do Icolo e Bengo, marcando
assim o fim da fase de transição dos voos internacionais da operadora no 4 de
Fevereiro.
O
voo inaugural, realizado no domingo, 19, foi através da aeronave, um Boeing
777-300ER da frota da TAAG, completou com sucesso a ligação Lisboa - Bom Jesus,
Icolo e Bengo.
"O
sucesso desta primeira operação intercontinental, e chegadas bem-sucedidas que
antecederam este voo, com origem em Joanesburgo (África do Sul), Kinshasa
(RDC), Brazzaville (República do Congo) e Lagos (Nigéria) são já reflexo da
transferência total dos voos internacionais da Companhia, validando o extenso
planeamento técnico e logístico realizado com sucesso pelas nossas
equipas", lê-se no comunicado publicado no domingo.
A
mudança, de acordo com a companhia, representa um marco histórico, visando
ganhos significativos em eficiência operacional, sinergias na gestão da frota e
melhoria na experiência dos passageiros. A consolidação das operações no AIAAN
integra a estratégia nacional de posicionar Luanda como um hub de
referência na África Austral.
Assim,
todos os voos da TAAG com destino e origem em Lisboa, São Paulo, Joanesburgo,
Cidade do Cabo, Lagos, Windhoek, São Tomé, Maputo, Nairobi, Porto e Havana
passarão a ser operados a partir do novo aeroporto, juntando-se às rotas já
transferidas de Brazzaville e Kinshasa.
Importa
recordar que outras companhias que operam no País ainda não transferiram as
operações para o AIAAN. A mudança das restantes companhias que asseguram voos
internacionais para Luanda será gradual e de acordo com a resolução das
necessidades de cada uma delas.
Segundo
apurou o Expansão, vai ser disponibilizado um serviço shuttle
entre o Aeroporto 4 de Fevereiro e o novo aeroporto, isto para os passageiros
em trânsito, cujo percurso de viagem seja feito em parte, por companhias aéreas
estrangeiras, ainda não baseadas no AIAAN.
A
Emirates, por exemplo, tem como data de referência para transferência das
operações para o novo aeroporto o 1 de Novembro, uma vez que a companhia ainda
não tem as garantias que considera fundamentais por parte do serviço de handling.
Este tem sido o maior constrangimento que a Emirates tem tido neste processo.
Já
a TAP, deverá mudar para o AIAAN na segunda semana de Novembro, de acordo com
fonte da companhia portuguesa. O positivo desta decisão é que a mudança faseada
das companhias aéreas permitirá ir ajustando os processos, evitando maiores
problemas se todas mudassem ao mesmo tempo, o que, sabe-se, é fundamental para
que o aeroporto possa funcionar em pleno.
O
negativo tem a ver com a operacionalidade dos diversos voos, sendo necessário
ter capacidade para transportar passageiros e mercadorias de um local para o
outro de acordo com os horários pré-estabelecidos pelas diferentes companhias.
Assim,
é fundamental que a ligação ferroviária garanta um serviço eficiente, e que o
trânsito rodoviário seja devidamente controlado pelos agentes de segurança.
Entretanto,
o Caminho de Ferro de Luanda (CFL) informou que a circulação dos comboios
regulares de passageiros no troço entre a estação do Bungo e o Terminal
Ferroviário do AIAAN continua parada e será retomada "logo que estejam
reunidas todas as condições de segurança necessárias". Henrique Kaniaki
– Angola in “Expansão”
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