Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 4 de junho de 2024

Angola - Paula Russa apresenta novo livro em Benguela

“Poemário no feminino”, numa composição de 98 páginas, é a mais recente obra literária da escritora Ana Paula de Jesus Gomes, “Paula Russa”, lançada na sexta-feira, em Benguela


Paula Russa retrata no livro os lugares que marcaram e continuam a marcar a sua vida e de figuras proeminentes da província, com as quais partilhou e partilhou vivências, convivências, conselhos e experiências.

Na obra, a escritora procura eternizar as figuras, através dos seus feitos nos mais variados domínios. O amor, desejo, incertezas e fantasias, respeito, tolerância, são entre outros assuntos, que a escritora fez também constar na obra, por representar as temáticas da contemporaneidade.

A obra foi apresentada pelo escritor Pedro Sendo, membro da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA), que, sublinhou que, Poemário no Feminino, assume a conotação de uma marca cultural, social e religiosa, na medida em que, a mulher, na visão de muitos poetas, simboliza a terra, a esperança e a vida.

Pedro Sendo disse que, a poesia de Paula Russa, passeia pelos paradoxos da própria existência, visto que nela se verifica a exaltação que a autora faz a favor da vida. "É uma obra que, a todos os níveis, restaura a positividade humana, a crença da beleza da terra, saudades, aspirações, nutrindo desta forma o verdadeiro amor para com a sua pátria".

Pedro Sendo caracterizou em suma, o "Poemário no Feminino", um espírito criativo que a autora manifestou, que demonstra uma elevada qualidade literária, a exemplo do grande precursor da literatura angolana, no século XIX, José da Silva Maia Ferreira, que escreveu, Espontaneidade da Minha Alma, às senhoras africanas.

Natural de Caconda, província da Huíla, Paula Russa é membro da União dos Escritores Angolanos (UEA). Reside em Benguela, desde o ano de 1965.

A escritora é autora de várias obras, designadamente: "Despertar no amanhã” (1997); "Presença” (2003); "O primeiro Natal de Joaninha” (2005); e "Narrativas populares - mitos e tradições” (2007). Maximiano Filipe – Angola in “Jornal de Angola”


Sem comentários:

Enviar um comentário