Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Moçambique - Armando Emílio Guebuza lança a nova edição do seu livro “Os Tambores Cantam”

Nesta quinta-feira, 27 de junho, a Galeria do Porto de Maputo irá acolher o lançamento da nova edição do livro intitulado “Os Tambores Cantam” da autoria de Armando Emílio Guebuza, antigo Presidente da República de Moçambique, editado em 2006 sob chancela da Produções Lua.

Segundo uma nota da Fundação Armando Emílio Guebuza, trata-se de uma obra com cerca de 30 textos líricos escritos pelo poeta Armando Guebuza no tempo colonial (antes e durante a luta de libertação nacional), e publicados em revistas e jornais nacionais e internacionais, com destaque para “A Tribuna”, “O Brado Africano” e “Poesia de Combate”. Nos poemas são notórias as marcas de pan-africanismo e negritude, envolvendo um forte sentimento nacionalista e revolucionário.

Com uma linguagem simples e directa, Armando Guebuza, no conjunto dos seus poemas, exterioriza as profundas injustiças sociopolíticas, o sofrimento e imposições do jugo colonial português, e acaba por fazer um discurso de cariz lírico-pedagógico não fugindo, assim, ao mesmo pendor temático-ideológico dos outros poetas guerrilheiros.

De acordo com Carlos Pessane, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Fundação Armando Emílio Guebuza, a reedição da obra “Os Tambores Cantam” tem em vista adequá-la ao novo contexto.

“A Fundação decidiu reeditar o livro em homenagem ao antigo Chefe do Estado e patrono da Fundação. Também porque era preciso colocar o livro nas prateleiras com uma nova roupagem e num contexto actual”, referiu Carlos Pessane. Uma das inovações que a obra traz é a introdução de artigos de análise (ensaios) do académico Nataniel Ngomane e do escritor Marcelo Panguana. Além disso, a edição de 2006 foi prefaciada pelo saudoso poeta e escritor moçambicano, Calane da Silva, e nesta reedição foi incorporado, também, um prefácio da escritora Paulina Chiziane. In “Moz Entretenimento” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário