As empreendedoras luso-americanas Maria e Lisa Dias, uma dupla de mãe e filha, criaram a marca LisbonBlue para promover a cultura portuguesa nos Estados Unidos, retirando inspiração do azul dos azulejos espalhados pela capital
“São
produtos inspirados em Portugal que vendemos para todo o mundo”, disse à Lusa a
designer Lisa Dias. Embora o alvo da marca seja o consumidor nos Estados
Unidos, a loja online tem conquistado clientes espalhados por outros
países, desde Reino Unido e Itália a França, Austrália e até Portugal e Japão.
“Adoramos
o azul dos azulejos de Lisboa”, afirmou Maria Dias, que nasceu em Braga e
emigrou para os Estados Unidos nos anos sessenta do século passado.
A
responsável explicou que os efeitos da pandemia de covid-19, entre o
confinamento e o cancelamento das Festas portuguesas, contribuíram para um
maior interesse dos luso-americanos nas suas raízes e herança cultural.
“Recebo
muitas perguntas das gerações mais novas, penso que estão muito interessados e
cada vez mais envolvidos”, afirmou Maria Dias, que é também autora de livros de
cozinha e conhecida nas redes sociais como “Tia Maria”.
“Penso
que, com a pandemia, a família é mais importante e as pessoas estão mais
próximas. Querem aprender qual a sua herança, a sua cultura”, indicou,
referindo que entre os produtos mais bem sucedidos da LisbonBlue estão
aventais, pósteres decorativos e canecas com frases em português e inglês.
“Cozinha
da Maria”, “I’m Here for the Sardinhas”, “But first, Vinho”, “Bem-vindos” ou
“Saudade” são algumas das frases disponíveis em produtos da loja, sendo
possível pedir frases e nomes personalizados.
“O
atrativo número um é que personalizamos os produtos com qualquer nome e
qualquer língua”, afirmou Lisa Dias, salientando que as canecas personalizadas
para primas e primos são um êxito junto das gerações mais novas.
“As
pessoas anseiam por isto, especialmente com a pandemia. Agora o foco está na
família”, acrescentou Maria Dias. “Penso que a geração mais nova está a
aperceber-se de como é importante preservar a nossa cultura”, afirmou.
A
LisbonBlue tem um portefólio de 700 produtos diferentes e o objetivo da dupla
empreendedora é chegar aos mil até ao final de 2021, estando a ponderar a
adição de novas categorias.
“Queremos
expandir e ter mais produtos, possivelmente cerâmica portuguesa”, indicou Lisa
Dias.
Além
das t-shirts, aventais, canecas, ornamentos e objetos de decoração, a marca
também desenha brincos feitos de cortiça portuguesa com padrões e ícones
tradicionais, tais como o Galo de Barcelos. Os brincos e os aventais são feitos
à mão.
Antes
da criação desta marca, Maria e Lisa Dias encontraram sucesso com um blogue de
culinária, que deu origem a um canal de YouTube e os livros de receitas de
cozinha portuguesa “Taste Portugal”, o mais recente dos quais publicado em 2020.
In “Bom dia Europa” - Luxemburgo
Sem comentários:
Enviar um comentário