Pelo
menos 85 países fecharam escolas em todo o território para tentar conter a
disseminação do novo coronavírus.
A
medida teve impacto em mais de 776,7 milhões de crianças e jovens, segundo a
Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.
Programas
Falando
à ONU News, de Genebra, o representante da agência na ONU e em Organizações
Internacionais, Vincent Defourny, disse que a agência atua junto das
autoridades na implementação deste tipo de programas.
“A
Unesco aconselha a aliviar o impacto sobre o currículo escolar de várias
formas. A primeira coisa é fazer o uso mais extensivo possível de todos os
recursos à distância, que podem ser pela internet, pela rádio, pela televisão e
todas as formas que permitem aprender e manter o contacto com a aprendizagem à
distância.”
Cerca
de 15 nações fecharam as escolas de forma parcial. Se a medida for implementada,
a nível nacional, deixará mais centenas de milhões de alunos sem aulas.
Defourny disse que é preciso conciliar esta decisão a cada realidade.
“Nesse
contexto é muito importante também manter um vínculo com os alunos, criar
comunidade e criar um sentido de pertença que seja importante tanto para os
alunos como para os professores e para a comunidade. Por isso é muito
importante que a estratégia de cada professor seja adaptada à circunstância do
país e à circunstância da sua turma. Por isso, o currículo será revisto. Mas
damos a possibilidade de manter esse vínculo de aprendizagem e de trabalhar à
distância da melhor forma possível.”
Continuidade
Como
parte das medidas para tentar retardar a propagação do novo coronavírus, a
agência apoia acções para minimizar perturbações no sistema de educação e
facilitar a continuidade da aprendizagem, especialmente para os mais
vulneráveis.
Uma
reunião virtual com os Ministérios da Educação dos países afectados e
preocupados em garantir meios alternativos de aprendizagem para crianças e
jovens juntou 73 países, incluindo ministros e vice-ministros.
Os
temas discutidos na semana passada incluem a ajuda para preparar e implantar
soluções de aprendizagem à distância e de forma inclusiva, experiências e
recursos digitais para abrir oportunidades a mais alunos sem grandes custos.
A
agência incentiva plataformas de aprendizagem para apoiar a continuidade das
aulas sem afectar o currículo local, parcerias para educação à distância e
acompanhamento global das escolas e dos alunos afectados.
Oportunidades
A
Unesco destaca que o encerramento das escolas, mesmo que seja de forma
temporária, traz um custo social e económico alto. Os mais favorecidos ficam
com menos oportunidades para crescer e desenvolver.
Na
área da nutrição, muitos menores ficam sem alimentos a que têm acesso na
escola. Os pais com limitações para que os filhos acompanhem a aprendizagem à
distância podem sofrer com a falta de acesso a ferramentas digitais.
A
Unesco aponta que vários menores também podem ter maior exposição a
comportamentos de risco ficando sozinhos em casa. ONU News – Nações Unidas
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