Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 14 de novembro de 2020

Portugal - Coimbra lança campanha de ajuda às vítimas da guerra em Moçambique

 


A comissão organizadora do Jubileu dos 800 anos de Santo António vai lançar em Coimbra, no domingo, uma campanha de solidariedade com as vítimas da guerra em Cabo Delgado, no nordeste de Moçambique.

A iniciativa ‘Cabo Delgado quer paz’ decorrerá até 17 de janeiro de 2021, último domingo do Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos, com o objetivo de angariar fundos para a Cáritas da Diocese de Pemba, naquele país africano.

Promovida “em estreita colaboração” com a revista Mensageiro de Santo António, editada pela Ordem dos Frades Menores Conventuais, a campanha deverá servir igualmente para “sensibilizar a opinião pública para o drama vivido” pelas populações daquela região de Moçambique.

O programa de dois meses inclui a “oração fraterna a favor dos irmãos moçambicanos que sofrem esta catástrofe humanitária”, adiantam os organizadores em comunicado.

Na sequência de uma sessão no âmbito do Jubileu da Vocação Franciscana de Santo António e dos Mártires de Marrocos, realizada no dia 01, os responsáveis pelas comemorações sentiram-se “convocados a passar das palavras à ação no que diz respeito ao drama dos deslocados em Moçambique”, em Cabo Delgado.

“O testemunho marcante de Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Pemba, inspirou-nos a lançar esta iniciativa de solidariedade a favor dos nossos irmãos que fogem da guerra e se encontram deslocados em situação de extrema privação na Diocese de Pemba. Infelizmente, a ajuda humanitária não tem sido suficiente, dado o elevado número de pessoas deslocadas”, afirmam na nota os religiosos Francisco Claro e Severino Centomo.

A apresentação da campanha, no Mosteiro de Celas, no domingo (data que a igreja católica assinala como Dia Mundial dos Pobres), às 11h, caberá ao pároco de Santo António dos Olivais, em Coimbra, frei Domingos Celebrin, estando ainda prevista a participação à distância do bispo de Pemba.

“A guerra em Cabo Delgado (…) dura há cerca de três anos e já provocou mais de 400 mil deslocados internos e cerca de duas mil vítimas mortais. Esta situação de catástrofe aterradora tem vindo a agravar-se com inúmeros massacres nos últimos dias”, alertam os promotores da iniciativa solidária. In “Mundo Português” - Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário