Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Portugal - Unicef apoia retorno seguro de alunos à escola em Timor-Leste

A iniciativa procura angariar fundos para melhorar o acesso à água potável, saneamento e higiene em 30 colégios rurais, pelo menos 40% dos centros educativos timorenses não têm acesso à água e sabão



O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, em Portugal, lançou um apelo de emergência para ajudar 6,5 mil crianças em Timor-Leste a atingir três metas de biossegurança na escola após a pandemia.

Com um total de € 153 mil a agência quer apoiar o acesso regular à água nas escolas, garantir instalações permanentes para a lavagem das mãos e que todos os alunos e professores tenham sabão no país de língua portuguesa, no sudeste da Ásia.

Vulnerabilidades

A Unicef ressalta que 40% das escolas em Timor-Leste não têm acesso à água corrente e sabão. 

O apoio da Unicef em Portugal e parceiros levará instalações de água potável, saneamento e higiene para os alunos de 30 escolas rurais timorenses como parte do Programa Wash in Schools.  

A prioridade é ajudar os estabelecimentos em alto risco de Covid-19 nos municípios rurais de Díli, Bobonaro e Covalima.

Para a diretora-executiva da Unicef em Portugal, Beatriz Imperatori, o alvo é “uma comunidade escolar específica, para que tenham condições básicas de higiene” garantindo a segurança dos seus alunos e a continuidade da educação.

Relação especial 

A iniciativa quer facilitar ainda o acesso à água segura, porque muitas crianças têm de percorrer longas distâncias, carregando baldes todos os dias. 

A representante diz que Portugal e Timor-Leste “têm uma relação especial”, e a iniciativa sinaliza “amizade, confiança e afetividade”. 

Desde o início da pandemia, Timor-Leste notificou 30 casos de Covid-19 sem nenhum óbito. 

Atualmente com um caso ativo, as autoridades renovaram o estado de emergência no país até 3 de dezembro. ONU News – Nações Unidas

Sem comentários:

Enviar um comentário