Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Cabo Verde - Hospital Agostinho Neto recebe equipamentos de neonatologia da UNICEF/UNFPA

 


Cidade da Praia – O Hospital Agostinho Neto (HAN) recebeu do escritório integrado da UNICEF e UNFPA um conjunto de equipamentos médicos de neonatologia, nomeadamente ventiladores neonatais e monitores de sinais vitais, orçados em cerca de 5,5 milhões de escudos.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do HAN, Emadueno Cabral, esses equipamentos vão reforçar a qualidade dos cuidados neonatais e a consequente, contribuir para a diminuição da mortalidade neonatal precoce.

Aquele responsável lembra que o serviço de neonatologia HAN, na Cidade da Praia, presta cuidados mais especializados aos recém-nascidos de toda a região de Sotavento, e socorre-se de dados de 2019 para mostrar os efeitos que esses tipos de equipamentos, hoje doados, têm na melhoria dos cuidados.

“Em 2019, dos 1961 nascimentos nesse estabelecimento hospitalar, 28 por cento (%) dos internados necessitaram de cuidados especiais, 33% tinham baixo peso e a prematuridade representou mais de 26%. A taxa de mortalidade dos nascidos no HAN rondou os 1,35%”, especificou.

Esses resultados, segundo frisou, deveu-se ao forte engajamento dos profissionais de saúde que trabalham diariamente no serviço de neonatologia, mas também aos investimentos que vêm sendo efectuados no serviço de neonatologia, e que mostram uma melhoria substancial, quer em termos de atendimento, de internamento, de consultas e seguimento.

“O internamento aumentou mais 26%, as consultas e seguimentos aumentaram mais 9% e os óbitos infantis reduziram mais de 22%”, precisou, enaltecendo as parceiras nacionais e internacionais.

“A entrega desses equipamentos, nomeadamente ventiladores neonatais, monitores para sinais vitais e assessórios, vai “seguramente” reforçar capacidades de respostas e contribuirá para a melhoria da qualidade de atendimento neonatal e espera-se seguramente uma diminuição na mortalidade infantil”, realçou.

Por sua vez, o coordenador do escritório conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Opia Cumah, adiantou que esse gesto, visa, sobretudo, ajudar a fortalecer a qualidade do atendimento aos recém-nascidos em Cabo Verde.

Por outro lado, diplomata reiterou o compromisso do UNICEF e do UNFPA em apoiar o país no cumprimento das metas nacionais e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles que contribuem para a saúde e o bem-estar das crianças e redução da mortalidade neonatal e infantil.

A cerimónia foi presidida pelo director nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, que realçou os ganhos conseguidos por Cabo Verde no sector da saúde, desde que o País se tornou independente, graças aos investimentos feitos com apoios dos parceiros de desenvolvimento e devido à continuidade das políticas adoptadas pelos sucessivos governos até este momento.

“Este talvez terá sido um dos factores cruciais que permitiu-nos chegar até onde chegamos hoje com os indicadores que temos”, disse, enaltecendo também a entrega e o empenho dos profissionais de saúde na prestação dos cuidados.

Os equipamentos hoje recebidos foram solicitados pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social, através do Programa Nacional da Saúde Sexual e Reprodutiva. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário