Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Timor-Leste – Vai ser criado um mercado na fronteira para facilitar comércio entre timorenses e indonésios

 

Covalima – O Secretário de Estado de Cooperativas (SECoop), Elisário Ferreira, disse que o Governo já atingiu a fase final da discussão sobre a criação de um mercado na área da fronteira terrestre de Covalima.

Segundo Elisário, este mercado terá por objetivo facilitar o negócio entre os povos dos dois países, Timor-Leste e a Indonésia.

“A discussão sobre as condições da criação deste mercado já atingiu a última fase. Comprometemo-nos a dar prioridade à venda de carne, pois este produto é caro na Indonésia. Pretendemos vendê-lo um pouco abaixo do preço para que os nossos vizinhos o possam comprar”, disse Elisário, no passado sábado (07/11), aos jornalistas, em Zumalai, Município de Covalima.

O governante referiu ainda que, além da carne, os comerciantes timorenses podem vender arroz e outros produtos locais, visto que o arroz é mais caro na Indonésia.

“Um saco de 30 quilogramas de arroz é vendido a 15 dólares americanos em Timor-Leste, enquanto o mesmo custa entre 300 mil e 400 mil rupias [entre 21 e 28 dólares americanos] na Indonésia. Há uma grande diferença de preço entre os dois países. Há também certos géneros alimentícios que não há venda na Indonésia, como o refrigerante Dellos e algumas bebidas alcoólicas. Tudo isto faz parte do objetivo da criação deste mercado”, frisou.

O secretário de Estado garantiu ainda que este mercado melhorará o rendimento da população na fronteira, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do país na área económica. Hortêncio Sanchez – Timor-Leste in “Tatoli”

 

Sem comentários:

Enviar um comentário