Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 15 de novembro de 2020

Timor-Leste - Novamente sem casos ativos de covid-19

 


Díli – O Ministério da Saúde (MS) anunciou que Timor-Leste está novamente sem casos de covid-19, após um doente internado no Centro de Isolamento em Vera Cruz, Díli, ter recuperado.

“Os resultados dos dois testes [à covid-19] deram negativo. Felizmente, Timor-Leste está sem casos ativos de covid-19”, disse Odete Viegas, numa conferência de imprensa, no Palácio das Cinzas, em Díli.

A Coordenadora-Geral da Comissão Executiva da Saúde do Surto de Covid-19 adiantou ainda que foram efetuados, entre 6 de março e 13 de novembro deste ano, 12248 testes, sendo que 387 ainda aguardam o resultado e 30 infetados recuperaram. Estão atualmente a cumprir quarentena obrigatória 222 pessoas e 267 encontram-se em autoquarentena. Já passaram, desta forma, pelo confinamento obrigatório e autoquarentena 6017 cidadãos.

Odete Viegas recordou que o surto de covid-19 se mantém uma preocupação global e uma ameaça à saúde pública.

“O Ministério da Saúde, através da Comissão Nacional de Covid-19, apela a toda população que mantenha a calma e continue a cumprir as medidas de prevenção da covid-19”, pediu.

“Felicitamos as equipas da linha da frente, o Governo, o Estado e toda a população em geral bem como os parceiros pela sua contribuição para a prevenção da covid-19”, afirmou.

Odete Viegas apelou também à comunidade e às autoridades locais nas fronteiras que controlassem as entradas ilegais no território.

Recorde-se que o Ministério da Saúde (MS) tinha reportado a 26 de outubro este caso de covid-19.

A coordenadora-geral tinha antes revelado que o doente indonésio, de 59 anos, viajou em voos da Lion Air, a 15 de outubro, entre Makassar, Surabaya e Kupang. De seguida, alugou uma viatura para se deslocar até Atambua, de onde viajaria para Díli na companhia de quatro pessoas. Chegadas à capital, cumpriram a autoquarentena no Hotel Beach Garden.

“O doente apresentou sintomas, sobretudo tosse, nos dias 22 e 23 de outubro. As quatro pessoas vão continuar a cumprir o confinamento”, disse em outubro Odete Viegas. Nelia Fernandes – Timor-Leste in “Tatoli”

 


Sem comentários:

Enviar um comentário