Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Angola – O 30º país a ratificar a Zona de Livre Comércio Continental Africana

A Zona deve entrar em vigor em 1 de janeiro de 2021 depois de um adiamento de seis meses devido à pandemia de Covid-19. Países como Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique assinaram o acordo, mas ainda não ratificaram o tratado



Angola tornou-se o 30º país a ratificar o acordo que estabelece a Zona de Livre Comércio Continental Africana. 

A decisão acontece nas vésperas da inauguração da área, marcada para 1 de janeiro do próximo ano. A iniciativa aumenta a esperança de que mais países possam seguir o exemplo de Angola antes do fim de Dezembro. 

Ratificação

A União Africana saudou a ratificação do país de língua portuguesa. 

Em comunicado, o comissário para o Comércio da União Africana, Albert Muchanga, disse que "uma nova vaga foi desencadeada e mais passos são esperados nas próximas semanas."

Neste momento, 24 países assinaram o acordo mas ainda não o ratificaram, incluindo Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique. A Eritreia continua a ser o único país africano que não assinou o documento.

O acordo entrou em vigor em 30 de maio de 2019, depois de ser ratificado por 22 nações, o número mínimo exigido pelo tratado.

A zona de livre comércio estava prevista para entrar em vigor em 1º de julho deste ano, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

Vantagens

A Zona de Livre Comércio Continental Africana pretende criar a maior área comercial sem barreiras do mundo e inaugurar uma nova era de desenvolvimento para o continente. 

Segundo a Comissão Económica das Nações Unidas para a África, Uneca, o acordo tem o potencial de reunir mais de 1,2 mil milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto, PIB, de mais de US$ 2,5 trilhões.

A Uneca diz que a iniciativa pode gerar uma série de benefícios por meio de economia de escala, criação de comércio, transformação estrutural, emprego produtivo e redução da pobreza. ONU News – Nações Unidas 

Sem comentários:

Enviar um comentário