Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 29 de novembro de 2020

Luxemburgo – Famílias economizam mais em tempo de pandemia

A crise aumentou a poupança. Os depósitos das famílias luxemburguesas aumentaram de 41,8 mil milhões de euros, em março de 2020, para 43,5 mil milhões de euros em setembro


A pandemia de covid-19 trouxe um desafio imensurável ao ano de 2020. Com parte da atividade paralisada devido aos constantes confinamentos, a maior parte das pessoas passou o ano em casa. Com todos os desafios que daí surgem, parece haver um lado positivo: tem sido possível poupar mais.

Quem o diz é Banco Central Europeu, que apresentou um relatório onde calcula que as poupanças das famílias europeias ascenderam a um recorde de 7,3 triliões de euros. Em relação ao Luxemburgo, as poupanças aumentaram de 41,8 para 43,5 mil milhões de euros entre março e setembro.

Patrice Lazerges, diretor da ING Grand-Rue na cidade do Luxemburgo, disse à versão alemã do Wort que o "medo generalizado" é a razão dos novos esforços de poupança.

Aqueles que não sabem se vão perder os empregos ou ganhar menos, estão por enquanto a adiar compras maiores, explica o diretor, adiantando que o abrandamento da atividade nacional (como o encerramento de restaurantes) é também responsável por esta "síndrome do esquilo", isto é, "as pessoas saíam menos, podiam comprar menos, evitaram os locais culturais, mudavam os seus padrões de férias". 

Em relação ao tipo de poupança, grande parte do dinheiro ainda vai para uma conta de poupança tradicional, que não traz grande retorno no atual ambiente de juros. In “Contacto” - Luxemburgo






Sem comentários:

Enviar um comentário