Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Macau - Festival Internacional de Curtas

Entre 1 e 8 de Dezembro, o Festival Internacional de Curtas de Macau vai apresentar no Teatro Dom Pedro V mais de uma centena de películas e a audiência poderá votar para Melhor Filme do Público. Duas comédias abrem a edição deste ano do festival, cujo programa incluirá três “Masterclasses”



O Festival Internacional de Curtas de Macau está agendado para entre os dias 1 e 8 de Dezembro deste ano, no Teatro Dom Pedro V. Segundo uma nota da “Creative Macau”, este ano serão apresentadas 160 curtas-metragens e nove vídeos musicais.

Dos 4232 trabalhos recebidos, tanto ao abrigo da competição de curtas-metragens como da de videoclipes, foram seleccionados 132 trabalhos, a serem exibidos entre os dias 2 e 7 de Dezembro. A audiência poderá depois votar para o prémio “Melhor Filme do Público”.

A abertura do Festival está agendada para o dia 1 de Dezembro, às 17:30, arrancando com um concerto da banda “Blademark”. Após uma apresentação do programa, dá-se início à exibição dos filmes de abertura do evento, duas comédias: “Amore, Non È como Pensi” (Itália), de Sergiy Pudich, e a película francesa “Summertime”, de Andra Révy. Já o encerramento do evento acontecerá no dia 8 de Dezembro, pelas 17:30, com um concerto de percussão por Hoi Lei Lei.

O Festival inclui ainda “masterclasses” para realizadores, estudantes de cinema, jovens profissionais e entusiastas. A primeira decorre às 17:00 do dia 5 de Dezembro e é protagonizada por João Brochado, realizador e professor académico. A sessão intitula-se “Produção de filmes – Bons filmes com orçamento baixo”.

No dia seguinte, pelas 17:00, Fernando Lourenço e Oliver Fa, realizadores e produtores irão liderar a sessão “Macau Filmes – De orçamento Zero a ‘algum’ orçamento. A diferença, o semelhante e o progressivo”. Às 19:00 do mesmo dia é a vez de Mans Berthas, realizador e argumentista sueco que falará de “Ficção. Estilos – Cenas: Mise-en-scène, Cinematografia, Edição e Som no cinema”.

O Festival de curtas-metragens inclui 14 prémios, incluindo melhor filme do festival, melhor ficção, melhor documentário, melhor entrada local e melhor realizador. Já o “Volume”, dedicado a vídeos musicais, integra três prémios: “Melhor vídeo Musical do Festival”, “Melhor Canção” e “Melhores Efeitos Visuais”.

O júri é composto por Alexe Landgren (Suécia) Maria Jaímez e Marta Teijeira (Espanha) Marie Fages e Simon Panay (França), Saki Farzana (Bangladesh), Suchana Saha (Índia), Amanda Lei Meng Lou, Jay Pui Weng e Lei Hong Hei Fai (Macau), Dmytro Sukholytkyy-Sobchuck (Ucrânia), Kaveh Jahed (Irão), Luca Deravignone (Itália), Pascal Forney (Suíça), Rodrigo Rezende Meireles (Brasil), David Rouault (França/Macau), Benjamin Hodges (EUA/Macau), João Brochado (Portugal/Macau) e Ellison Lau (Macau). In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário