Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 8 de novembro de 2020

Cabo Verde - Grogue do Tarrafal de Monte Trigo de volta ao mercado europeu cerca de um ano depois

 


Porto Novo – O grogue que se produz no Tarrafal de Monte Trigo, no Porto Novo, em Santo Antão, está de volta ao mercado europeu, a partir da França, quase um ano depois, devido à pandemia de covid-19.

Segundo os produtores, foi já retomada a exportação do grogue com marca do Tarrafal de Monte Trigo, produto que, agora em Novembro, volta ao mercado francês e europeu, depois de uma suspensão que durou quase um ano, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

O produtor Simão Évora avançou que a previsão inicial apontava para a exportação, em 2020, de dez mil litros, mas que, por causa dos problemas criados pela pandemia, foi enviada à França “uma quantidade menor” deste produto, que, desde 2018, está a conquistar o mercado francês e europeu.

Nesses dois últimos anos, foram exportados quase 17 mil litros de grogue dessa localidade do interior do Porto Novo.

Os EUA podem ser o próximo mercado para o grogue produzido no concelho do Porto Novo, numa aposta, sobretudo, dos produtores da Ribeira da Cruz, localidade conhecida por produzir “um dos melhores grogues” de Santo Antão.

Para o produtor Emídio Alves, o EUA tem potencial para ser o maior mercado para o grogue que se fabrica em Santo Antão. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário