Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Angola - Lourenço Mussango conquistou a edição de 2020 do Prémio Literário António Jacinto

Com um livro de contos intitulado Mulher Infinita, Lourenço Mussango conquistou a edição de 2020 do Prémio Literário António Jacinto, iniciativa do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA), que visa "incentivar a criação literária, promover o surgimento de novos autores e obras", assim como "promover o enriquecimento do universo simbólico e do imaginário angolano através da literatura”

Segundo o júri, que teve como presidente o académico Joaquim Martinho, Lourenço Mussango, de 33 anos, foi declarado vencedor por ter apresentado um texto cujo "pendor imaginativo e processo criativo recriam, com subtileza, temas e cenários do quotidiano aprendidos pelo autor implícito, com laivos intertextuais, tendo a mulher como o cerne da narrativa".

Considerando que se trata de "um livro angolano de todo o lugar", o autor explica, em breves declarações ao Novo Jornal, que os oito contos que compõem a obra apresentam "uma escrita um pouco diferente" da que se pratica no País.

"Nunca aceitei moldar a minha escrita em função daquilo a que alguns chamam de angolanidade", assegura, reforçando que procurou sempre "produzir uma literatura para todo o lugar".

Além da publicação, em Novembro deste ano, de mil exemplares de Mulher Infinita, o vencedor receberá em kwanza o valor equivalente a cinco mil dólares.

Jornalista e director literário da Asas de Papel Editora, o jovem tem já um acordo com a editora portuguesa Guerra e Paz, para a publicação de Mulher Infinita em «terras lusas». Onélio Santiago – Angola in “Novo Jornal”

Sem comentários:

Enviar um comentário